Começa em Bananal o 1º Festival de Música do Vale Histórico.

Começou na manhã de hoje o 1º Festival de Música do Vale Histórico.

O evento foi aberto oficialmente no Auditório da EMEIEF Coronel Nogueira Cobra com apresentação da Orquestra de Jazz de Barra Mansa.

O local de abertura foi escolhido para externar logo no início um dos objetivos principais do evento: atrair jovens com novas opções de lazer, procurando despertar neles o interesse pela música de boa qualidade.

O Festival também concilia a apresentação de formas clássicas de música com cenários turísticos da Comarca de Bananal, também integrada pelos municípios de Arapeí e São José do Barreiro. Serão realizados concertos nas antigas fazendas de café, em igrejas, capelas e espaços públicos no entorno de prédios e construções históricas.  

Com esse cenário inspirador, busca-se emocionar e proporcionar através da boa música novos horizontes e motivações ecléticas para crianças, jovens e a própria população local, estendo-os também aos turistas que visitarem a cidade entre 03 e 07 de setembro, período do Festival. 

A apresentação da Orquestra de Jazz de Barra Mansa na Escola é bastante oportuna para despertar o gosto eclético na arte musical. Seus concertos são bastante concorridos justamente porque a banda executa um repertório popular conciliado a uma levada de jazz. Ela costuma emocionar a platéia mesclando clássicos do jazz e sucessos da música popular brasileira e internacional, executados de forma única, com uma sonoridade diferenciada.

A Orquestra de Jazz faz parte do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa e tem o intuito de popularizar o jazz. É formada por 20 músicos, dentre alunos e instrutores do projeto, além de membros da OSBM, Orquestra Sinfônica daquele município, com saxofones, trompetes, trombones, piano, baixo, bateria e percussão.

Os dias seguintes do Festival reservam aos apreciadores da boa música concertos de violas, violões, violoncelos e cravo.

Na sexta-feira, às 20 horas, o renomado violinista Turíbio Santos se apresentará na capela da imponente Fazenda Resgate. Pelas limitações do espaço físico da capela, o acesso está condicionado à apresentação de convites distribuídos pela organização do Festival.

O mesmo ocorre na apresentação do dia 05 de setembro na Fazenda do Doce, em Arapeí. Quem estiver com o convite, poderá assistir a apresentação do Duo Santoro, único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil.

Também no sábado dia 05 ocorre a primeira apresentação em espaço aberto do festival. Às 20 horas, na Praça Dona Domiciana, o trio Conversa Ribeira se apresenta tendo como cenário a antiga Estação Ferroviária de Bananal e a locomotiva que a ornamenta. O trio é composto por Andrea dos Guimarães (canto), João Paulo Amaral (viola caipira e canto) e Daniel Muller (piano e acordeon).

No domingo, às 16 horas, a capela de São José do Retiro, no Km 4 da SP-247, em Bananal, será palco da apresentação do violinista Luís Carlos Barbieri. Como solista, ele já participou de concertos na Europa e participa regularmente de festivais de violão na América Latina.

Na segunda-feira, feriado de 07 de setembro, às 11h30 da manhã a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico de Bananal, receberá o concerto de cravo e violoncelo dos músicos Rosana Lanzelotte e Marcus Ribeiro.

Paralelamente ao festival de música, a organização do evento concebeu um complemento com toque culinário, inserindo restaurantes com pratos típicos da localidade.

    
Postagem Anterior Próxima Postagem