Tarcísio se reúne com Secretários para definir prioridades na gestão do Estado

 


São ao todo 24 secretarias e 2 pastas extraordinárias ligadas a outras secretarias que integram o Governo do Estado de São Paulo

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP

O novo governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, teve agenda de compromissos no seu primeiro dia de trabalho nesta segunda-feira (2). Ele se reuniu pela primeira vez com todos os secretários para uma reunião de planejamento e de definição das prioridades para os primeiros dias de trabalho. 

Após o encontro, Tarcísio concedeu entrevista coletiva e falou das medidas que serão adotadas para garantir eficiência da gestão estadual.

“Fizemos um balanço do que estabelecemos como compromisso na campanha, entendemos que o cumprimento desses compromissos, das promessas, é uma ferramenta poderosa para vencer desconfianças. Vamos ver nos próximos dias a designação de gerentes para determinados projetos e também falamos da questão de infraestrutura, dos primeiros projetos e primeiras entregas, como o leilão do Rodoanel. Discutimos como iremos dar os contornos aos primeiros estudos que vamos contratar, como privatização da EMAE e desestatização da Sabesp, objetivos que vamos perseguir ao longo do tempo”, falou Tarcísio de Freitas.

Durante a reunião, os secretários apresentaram algumas das entregas que serão feitas durante os 100 primeiros dias de governo e o governador se colocou à disposição para ouvir as sugestões de cada área. Entre as prioridades da gestão estão, por exemplo, o atendimento a pessoas em situação de rua e o aumento da percepção de segurança da população, além da conclusão de obras inacabadas.

Estrutura administrativa

A nova organização administrativa do Governo do Estado está regulamentada por um decreto publicado no Diário Oficial. Pela primeira vez na história São Paulo passa a contar com uma Secretaria de Políticas para a Mulher, que terá como secretária a vereadora da capital Sonaira Fernandes. A pasta vai tratar de temas que envolvem combate à violência, saúde da mulher e a participação da mulher em atividades de empreendedorismo.


As mudanças estão na denominação das secretarias. A de Governo passa a contar com Relações Institucionais. A de Desenvolvimento Regional passa a ser Secretaria de Comunicação. Negócios Internacionais substitui Relações Internacionais. A Secretaria de Orçamento e Gestão passa a ser denominada como de Gestão e Governo Digital. A pasta de Projetos e Ações Estratégicas se transformará em Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Infraestrutura e Meio Ambiente agora passa a ser Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Habitação incluirá Desenvolvimento Urbano. A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde se transforma em Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. E a pasta de Logística e Transportes abre espaço para a criação da Secretaria de Políticas para a Mulher.

Fazenda e Planejamento, Saúde, Esportes, Cultura, Educação, Segurança Pública e Administração Penitenciária seguem com as mesmas características, assim como Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil. Todas as realocações orçamentárias foram detalhadas no decreto publicado no domingo (1º) em edição extra do Diário Oficial.

São ao todo 24 secretarias e 2 pastas extraordinárias ligadas a outras secretarias que integram o Governo do Estado de São Paulo, nas áreas de saúde, educação, transportes, segurança pública, fazenda, desenvolvimento social, agricultura, entre outras.

Veja abaixo os novos Secretários Estaduais de São Paulo:

Secretários do governo Tarcísio de Freitas


Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva


Secretaria de Educação – Renato Feder

Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab


Casa Civil – Arthur Lima


Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita


Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos


Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende


Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena


Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior


Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Marcos da Costa


Secretaria de Esportes – Coronel Helena Reis


Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite


Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger


Secretaria de Comunicação – Lais Vita



Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima


Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco


Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira


Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz


Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini


Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade


Secretaria de Políticas para a Mulher – Sonaira Fernandes


Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto


Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve


Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton


Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Vahan Agopyan


Postagem Anterior Próxima Postagem