A "furiosa" bateria do Salgueiro

     Por volta das 23 horas do sábado de carnaval, a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro será representada por alguns de seus componentes numa exibição em Bananal. 
     Uma das grandes do Rio de Janeiro, o Salgueiro foi fundado em 1953 após a fusão de 3 escolas de samba existentes no morro. A patir daí, conseguiu fazer frente às tradicionais Portela, Império Serrano e Mangueira. 
     Seu primeiro título carioca viria sete anos depois com o enredo "Quilombo dos Palmares". 
     Em 1963, o bicampeonato, com "Xica da Silva", foi embalado por um samba-enredo que marcou época e uma série de novidades num desfile revolucionário. Uma das alas dançou polka ao ritmo do samba e arrancou gritos de "já ganhou" do público. 
     Em 1965, foi tricampeão num enredo que celebrou o 4° centenário da Cidade do Rio de Janeiro. O carnavalesco Fernando Pamplona contou com um jovem ajudante que era bailarino no Theatro Municipal: ninguém menos do que Joãosinho Trinta.
     Em 1969 mais um título cultuado em outro samba-enredo marcante "Bahia de todos os Deuses" com o refrão "zum zum zum, zum zum zum, capoeira mata um..."
     Dois anos depois, o enredo "Festa para um Rei Negro" saiu da avenida cantado em verso e prosa pelo público: "Ole lê, ola lá, pega no ganzê, pega no ganzá".
     Em 1974 (O Rei da França na ilha da assombração) e 1975 (O segredo das minas do rei Salomão) obteve mais um bicampeonato, dessa vez com Joãosinho Trinta como carnavalesco principal.
     Os anos seguintes foram marcados por crises e desentendimentos com a Liga das Escolas de Samba.
     O grito de campeão só voltou em 1993 com o enredo "Peguei um Ita no Norte" e o samba que levantou o sambódromo: "Explode coração, na maior felicidade. É lindo o meu Salgueiro, contagiando, sacudindo esta cidade..."
     Em 2009, o enredo "Tambor" trouxe o título mais recente dessa magnífica escola que é revolucionária até em seu lema: "Nem melhor, nem pior. Apenas uma Escola diferente".
     Como aperitivo para a exibição do dia 05 de março na Manoel de Aguiar, o blog insere o video abaixo com um "esquenta" da "furiosa" bateria nota 10 do Salgueiro. 

Postagem Anterior Próxima Postagem