Dados revelam uma atuação eficiente e resolutiva da equipe de saúde de Arapeí em todas as frentes avaliadas pelo Ministério da Saúde, ficando a apenas 0,18 de atingir a nota máxima
Por Ricardo Nogueira
No primeiro quadrimestre de 2025, Arapeí alcançou o 1º lugar no ranking regional de desempenho da Atenção Primária em Saúde, com um Indicador Sintético Final (ISF) de 9,82 pontos, superando todos os demais municípios do Circuito da Fé e Vale Histórico, que abrange 17 cidades do extremo leste paulista.
O levantamento é baseado em dados do Ministério da Saúde, divulgados no painel eSUS Feedback, com recorte para o primeiro quadrimestre de 2025 (janeiro a abril). Os dados revelam uma atuação eficiente e resolutiva da equipe de saúde de Arapeí em todas as frentes avaliadas pelo Ministério.
O ISF de Arapeí - que ficou a apenas 0,18 pontos de atingir a nota máxima -, não só garante a liderança regional, como também insere o município na faixa de excelência nacional, já que notas acima de 9,0 são consideradas o patamar máximo de qualidade pelo Ministério da Saúde. Os resultados refletem a organização do trabalho da equipe da Estratégia Saúde da Família, o acompanhamento rigoroso de gestantes e pacientes crônicos e a forte atuação em vacinação.
Metodologia
Os dados são coletados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), e a avaliação segue critérios do Programa Previne Brasil, implementado em 2020. Os sete indicadores avaliados compõem três eixos principais: saúde materno-infantil, prevenção de doenças crônicas e cobertura de ações estratégicas. A pontuação é consolidada em uma nota final (ISF), que varia de 0 a 10.
Arapeí se destacou em praticamente todos os critérios avaliados pelo programa Previne Brasil. O município alcançou 89% de cobertura no pré-natal adequado (I1), com gestantes realizando ao menos seis consultas, iniciando até a 12ª semana de gestação. A totalidade das gestantes (100%) realizou os exames de sífilis e HIV (I2), e o mesmo índice foi registrado para a cobertura vacinal infantil na Atenção Primária (I5), garantindo proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite. No atendimento odontológico às gestantes (I3), Arapeí também atingiu expressivos 89%. Ainda que a vacinação completa de crianças de 1 ano (I4) esteja em 48% — indicador que pode ser ampliado —, o município apresentou bons resultados no acompanhamento de pessoas com doenças crônicas: 54% dos hipertensos tiveram a pressão arterial aferida no semestre (I6), e 41% dos diabéticos tiveram solicitação de hemoglobina glicada (I7), fundamental para o controle glicêmico. Esses dados refletem o compromisso de Arapeí com a oferta ampla, eficaz e contínua dos serviços de saúde na Atenção Primária, contribuindo para o seu ISF de 9,82 — o mais alto entre os 17 municípios da região.
Avanços reconhecidos
Para o prefeito Renê Lúcio Gonçalves, que elogiou toda a equipe de saúde coordenada pelo Diretor Municipal Elias Aguiar Júnior, "a liderança de Arapeí mostra que, mesmo com estrutura reduzida, é possível oferecer saúde pública de qualidade quando há planejamento, compromisso e valorização das equipes de base."
"O resultado reforça a importância da Atenção Primária como porta de entrada do SUS e eixo fundamental na melhoria da saúde da nossa população", concluiu Renê.
A avaliação é essencial para o repasse de recursos federais e incentiva as gestões locais a aprimorar o planejamento das políticas públicas de saúde, com base em metas mensuráveis e impacto direto na população.
A nota final de Arapeí foi obtida com os seguintes indicadores:
Indicador Desempenho
I1 – Gestantes com 6 consultas pré-natal e início até 12ª semana: 89%
I2 – Gestantes com exames de HIV e sífilis realizados: 100%
I3 – Atendimento odontológico para gestantes: 89%
I4 – Vacinação infantil completa contra doenças de base (1 ano de idade): 48%
I5 – Segunda dose de vacinação infantil: 100%
I6 – Hipertensos com pressão arterial aferida no semestre: 54%
I7 – Diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada: 41%
ISF – Indicador Sintético Final (nota de 0 a 10): 9,82