Com Bananal e outros 5 do Vale Histórico, governo paulista pretende expandir Ensino Integral nas escolas em 2022

 

Pelo Programa, as escolas poderão oferecer dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15 - ou turno único, com aulas entre 7h e 16h

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP

O Governo de São Paulo lançou na sexta-feira (15) uma campanha com informações sobre as 2.029 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino. A peça de um minuto deverá ser veiculada em canais de televisão, redes sociais oficiais, revista, jornal impresso e portais até o dia 28 de outubro.

A nova expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) foi anunciada em 8 de outubro e vai ofertar mais de um milhão de vagas em 457 municípios, a partir de 2022. Das 2.029 escolas, 952 novas unidades passam a integrar a iniciativa a partir do próximo ano letivo.

Atualmente são 1.077 escolas de ensino integral espalhadas em 308 cidades. Em 2021, sob a jurisdição da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá são 10 escolas de ensino integral, com 4 em Lorena, 3 em Cruzeiro, 2 em Cachoeira Paulista e 1 em Guaratinguetá. 

Em 2022, serão 952 novas escolas de ensino integral em todo o estado, com um total de 457 municípios atendidos.

Juntamente com mais escolas em Cruzeiro, o Programa Ensino Integral (PEI) no Vale Histórico foi ampliado para Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias e Lavrinhas, segundo relação oficial divulgada pelo governo no lançamento da peça publicitária do ensino integral.

Em que pese a determinação do governo paulista neste sentido, a medida ainda deve ser discutida no âmbito das gestões municipais, face resistências contra a forma de implantação.

O Programa vem suscitando dúvidas em relação a sua aplicação nos municípios, tendo em vista a particularidade de cada um em questões como o espaço físico das unidades escolares, a logística de transporte decorrente da extensão territorial e os gastos com merenda para os alunos.

Em Bananal, por exemplo, conciliar o transporte dos alunos residentes em localidades mais afastadas com o tempo determinado para o ensino integral mudaria totalmente a logística dos horários e itinerários.

É certo que ainda ocorrerão conversas dos gestores municipais com as Diretorias Regionais de Ensino, a despeito da decisão governamental capitaneada pelo Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares.

O PEI tem dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno único, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

O que é o PEI?

Criado em 2012, o programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

Atualmente, são 448 mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio beneficiados em 1.077 escolas, de 308 cidades. O número de escolas do PEI irá aumentar em quase 6 vezes em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. Na época, eram ofertadas 115 mil vagas.

A partir do próximo ano letivo serão 261 escolas do PEI de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1563 de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1570 de ensino médio (que representam 18%, 42,6% e 43% da rede estadual, respectivamente).

Como efetuar a matrícula no PEI?

Interessados que não possuem matrícula ativa na rede puderam realizar a solicitação de vaga entre 23/08 e 17/09, inclusive indicando interesse no PEI. Aqueles que não fizeram a solicitação no período anterior, podem realizar a inscrição a partir de 06/12, por meio da Inscrição de Aluno Fora da Rede, de forma online, na Secretaria Escolar Digital (SED), ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública e nos postos do Poupatempo, conforme agendamento prévio. Ao preencher a ficha, é necessário indicar o interesse em cursar o ensino integral.

Os estudantes que já estão na rede pública do Estado de São Paulo e tem interesse em cursar o ensino integral podem solicitar a transferência para as unidades PEI antes do início do ano letivo, entre 3 e 6/01/2022, por meio da plataforma SED, pelo perfil do responsável cadastrado, ou em qualquer escola da rede pública.

E qual é o impacto das escolas do PEI na aprendizagem?

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores resultados. Em 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicou que:
– Escolas PEI cresceram 1,2 ponto; enquanto as regulares, 0,6;
– Das escolas estaduais de ensino médio de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs;
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs;
– No primeiro ano, o ganho da escola já é de 32%.

Panorama 2018-2022

Número de escolas: de 364 para 2029 (+5,6 vezes)
Número de vagas: de 115 mil para 1.026.000 (+8,7 vezes)
Número de municípios: de 140 para 457 (+3,2 vezes)
100% das Diretorias de Ensino atendidas

Vínculo escolar e desenvolvimento

“Não é sobre ter mais tempo. É mais do que isso”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares. “É relevante tudo o que o aluno faz neste tempo. Por exemplo, no PEI, o estudante vai ter um professor atuando como tutor individual. Os jovens vão poder falar sobre Projeto de Vida, organização e orientações de estudo e participar de Clubes Juvenis, onde os estudantes, de forma protagonista e autônoma, criam projetos de temas relacionados ao Projeto de Vida. Isso sem falar de ações experimentais para colocar a ‘mão na massa’. Enfim, uma série de oportunidades que fortalecem o vínculo escolar e promovem o desenvolvimento”, resume Rossieli.

Postagem Anterior Próxima Postagem