Com desfile memorável, Bananal homenageou o Bicentenário da Independência do Brasil



Ambiente festivo e familiar se formou no centro histórico para a celebração dos 200 anos do grito de D. Pedro às margens do Ipiranga 

Por Ricardo Nogueira

Em desfile condizente ao jubileu pelos 200 anos da proclamação da Independência do Brasil, Bananal mobilizou escolas, corporações e veículos oficiais, grupos culturais, entidades religiosas e representações de variados segmentos do município, promovendo uma verdadeira festa cívica na manhã de 07 de setembro de 2022.

Um ambiente alegre e familiar se formou no centro histórico para a celebração, com populares e autoridades se concentrando no entorno da "Praça da Matriz" (Pedro Ramos) e da "Rua Principal" (Manoel de Aguiar) para assistir o desfile.

Após o hasteamento das bandeiras, o desfile foi aberto pela fanfarra da EMEIEF Cel. Nogueira Cobra, com percussionistas regidos pelo maestro Luiz Cláudio Gonçalves Assunção (Banha), seguida pelas demais escolas municipais. O cortejo contou com apresentação de convidados, como a Escola de Capoeira Abadá, de Barra Mansa e o CIEP 296 Escola Estadual Presidente Bene, do distrito de Lídice. Especialmente convidada, a escola destacou a participação em suas redes sociais.


Desfilaram em sequência a Creche Municipal Dr. Ubaldo de Abreu Campanário, EMEIEFs Cel. Nogueira Cobra, Joaquim Francisco de Paula, do bairro do Rancho Grande, Profª Zenóbia de Paula Ferreira e EMEF Prof. José Luiz Ferreira Guimarães, formando pelotões de crianças e jovens com uniformes da rede ou em trajes de época simbolizando os personagens históricos da Independência. 

O desfile contou também com grupos artesanais e culturais, associações civis, representantes de entidades e instituições públicas e religiosas, como a APAE-BANANAL, as artesãs do projeto "Entrelaçadas" e da Casa do Artesão, da Estação Ecológica Bananal, bombeiros e voluntários da Brigada de Incêndio, membros da AGEMTUR, programa Atletas do Futuro (SESI), Projeto ABADÁ Capoeira, Projeto Percussão e o Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Apresentações devidamente registradas e publicadas nas redes sociais, permitindo a formação de um álbum cívico desse marcante desfile que cativou e interagiu com o público, como há muito não se via em Bananal, marcando à altura as comemorações do Bicentenário da Independência do país.

EMEIEF Joaquim Francisco de Paula


EMEIEF Profª Zenóbia de Paula Ferreira

EMEF Professor José Luiz Ferreira Guimarães

EMEIEF Cel. Nogueira Cobra

AGEMTUR Bananal

Casa do Artesão


APAE Bananal

Clube dos Desbravadores


*matéria atualizada às 12h36 para correção das informações
Postagem Anterior Próxima Postagem