Bananal volta a disputar uma edição do prêmio Top Destinos Turísticos

 


Município participou da 2ª edição do prêmio em 2019 e foi finalista na categoria Ecoturismo 

Por Ricardo Nogueira, com informações e fotos da ADVB

Bananal se inscreveu para concorrer na 4ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e SKAL International São Paulo com o objetivo de identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo.

É a segunda vez que Bananal participa do Prêmio. Em 2019, concorreu e foi um dos Top Finalistas na modalidade "Ecoturismo" na 2ª edição do Prêmio, vencido então por Monteiro Lobato. 

Desta vez, além de "Ecoturismo", Bananal concorre em outras duas modalidades: "Turismo Cultural" e "Turismo Gastronômico". Mais de uma centena de municípios devem se inscrever até 11 de novembro em 18 categorias vinculadas a suas respectivas vocações turísticas. Elas englobam aptidões naturais, econômicas e sociais do interior e do litoral paulista. A fase de inscrição foi iniciada em 12 de setembro e a votação popular pela internet começou no dia 04 de outubro. Essa votação se encerra no dia 20 de novembro. 

A votação popular (cidade x cidade, categoria por categoria) é feita pelo site www.votetop.com.br, pelo Facebook e pelo Google.

A página referente a Bananal tem o link www.votetop.com.br/voteagora/bananal.

O regulamento permite que se vote em Bananal nas  três categorias que disputa. Basta estar logado no Facebook ou numa conta de e-mail do Google.

Após a votação popular vem a terceira etapa da disputa, com a Pontuação Técnica. Para que os municípios concorram com equidade, o total de votos populares será ponderado pelo número de habitantes e transformado em pontos, considerando ainda a média da região turística que o município pertence. Essa avaliação ocorrerá entre 21 e 23 de novembro.

A quarta etapa, com base na pontuação aferida, apontará os  três municípios Top Finalistas de cada categoria, habilitando-os à disputa do Selo do prêmio no dia 23.

A Cerimônia de Premiação será no Memorial da América Latina, na capital, em 07 de dezembro, com o anúncio dos Top Campeões da 4ª Edição. Em 2019, quando Bananal foi finalista, a solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. 

Os vencedores de 2022 serão definidos por uma Comissão Técnica Julgadora, formada por profissionais de notório conhecimento do segmento turístico analisado.

A solenidade prevê a presença do Governador e do Secretario de Estado de Turismo e Viagens, da Imprensa e de três representantes de cada município finalista. 

Veja abaixo as  definições das 3 categorias de turismo disputadas por Bananal: 

Ecoturismo 
Que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, ambiental ou paisagístico, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações;

Turismo Cultural
Atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura;

Turismo Gastronômico
Está relacionado à motivação da escolha da viagem sendo determinada ou decisivamente influenciada pela expectativa de experiência diferenciada que a gastronomia de um destino turístico pode oferecer ao turista;

Clique abaixo para votar em Bananal nas  categorias






Postagem Anterior Próxima Postagem