Prefeito de Bananal se pronuncia sobre estragos das chuvas e confirma Carnaval

 

Apesar dos estragos, ocorrências não deixaram desabrigados ou feridos

Por Ricardo Nogueira

Em pronunciamento divulgado pelas redes sociais da prefeitura, o Chefe do Executivo de Bananal, William Landim da Silva, abordou os estragos deixados pelas volumosas chuvas que caíram consecutivamente sobre o município nos dias 13 e 14 de fevereiro. Ele fez um balanço sobre os estragos, as providências a serem adotadas e os apoios vindos dos prefeitos de Arapeí e São José do Barreiro, além do contato por telefone do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

As chuvas dos dois dias provocaram enxurradas, alagamentos em casas e vias públicas, quedas de barreiras nas áreas urbana e rural, erosão em pontos da rodovia SP-247, de acesso à Serra da Bocaina, invasão das águas em pontos das rodovias SP-68 e SP-64, interrompendo o tráfego de veículos para o Sul Fluminense e Via Dutra.

William iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus por não haver vítimas fatais, feridas ou mesmo desalojadas após as graves ocorrências. A chuva do dia 14 foi mais intensa do que a do dia anterior, que já havia deixado estragos em vários pontos do município. 

Uma equipe da Defesa Civil do Estado, que estava fazendo um relatório sobre as ocorrências no Vale Histórico após as chuvas do dia 13, acabava de chegar em Bananal quando a nova precipitação caiu sobre o município. Eles foram acompanhados pelo prefeito para verificações in loco após o temporal.


CARNAVAL

O prefeito explicou no vídeo que os recursos a serem empregados na reconstrução de logradouros e pontes e os para o Carnaval são de origem distinta no orçamento do município. Existe previsão orçamentária para Turismo e Cultura - nos quais o carnaval está inserido com outros eventos do ano - e as previstas para serem empregadas em obras na extensão territorial do município. Em casos de maior gravidade, as obras necessárias podem até ser custeadas pelo governo do estado, através da Defesa Civil.

Em vista disso, pelos danos das chuvas não terem sequer deixado desabrigados no município, o prefeito William confirmou a realização do Carnaval.

NOTA: Uma das ocorrências, com invasão de uma enxurrada, foi em imóvel da redação da Gazeta de Bananal, avariando alguns equipamentos. Ainda trabalhando em condições adversas para levar informação aos leitores, aos poucos, iremos retomando a cobertura dos fatos na cidade. 
Postagem Anterior Próxima Postagem