Arapeí exibe, na praça principal, dois filmes pelo projeto Cine Sustentável

 

Ação da Prefeitura em parceria com o Ministério da Cultura e Nova Transportadora do Sudeste – NTS, inclui também atividades gratuitas, distribuição de pipoca, oficina gratuita de fotografia e conteúdo com acessibilidade

Por Ricardo Nogueira, com informações da Prefeitura de Arapeí

A partir das 19h desta sexta-feira, 20 de outubro, a Praça Alambary, no centro de Arapeí, terá a exibição de dois filmes em sequência pelo projeto Cinema Sustentável. O nome deve-se ao uso de tecnologia fotovoltaica de captação de energia solar em toda operação de exibição de filmes.

A ação, promovida pela Prefeitura local em parceria com o Ministério da Cultura e Nova Transportadora do Sudeste – NTS, será acompanhada de atividades gratuitas, distribuição de pipoca, oficina gratuita de fotografia e conteúdo com acessibilidade. 

O projeto itinerante é inteiramente gratuito e, nesta etapa vem passando por 12 localidades de 14 estados. A exibição em Arapeí encerra uma semana onde ele passou por Taubaté e Guaratinguetá.

As atividades começam pela manhã, com Oficina de Fotografia das 8 às 12 horas, no Auditório Municipal Nair Cândida de Souza (rua Coronel Lulu de Almeida). A exibição dos filmes será na Praça Alambary, a partir das 19 hs. Serão exibidos o Curtametragem "Pequeno tratado de pequenas coisas" e, na sequência, o Longa "Sing 2".

O Cine Sustentável traz a novidade pioneira de operar toda a exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar - uma energia limpa, renovável e econômica.

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utiliza exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.

O PROJETO

O Cine Sustentável tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.

O Cine Sustentável é uma realização da Cinear Produções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste - NTS, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Depois de passar por Amazonas, Roraima, Pará, Ceará, Paraíba e Minas Gerais, o Cine Sustentável está de volta a São Paulo, onde já realizou oficinas de fotografia e sessões de cinema em praça pública nas cidades de Paulínea, Cubatão e São Paulo Capital. Desta vez, o projeto itinerante monta a tela grande nas cidades de Taubaté, Guaratinguetá e Arapei, entre 18 e 20 de outubro, respectivamente

A etapa totaliza 12 cidades de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Depois de passar por sete cidades paulistas, a caravana do audiovisual segue para o estado do Rio de Janeiro, para sessões de cinema gratuitas em Duque de Caxias, Macaé e Bom Jesus de Itabapoana, antes de rumar para Alfredo Chaves, no Espírito Santo.

Em novembro, o Cine Sustentável volta a São Paulo, para realizar seu evento em Mauá, cuja programação prevista para a última sexta-feira, dia 13, não pôde ser realizada por conta da chuva

PROGRAMAÇÃO

Arapeí - sexta-feira, 20 de outubro

Oficina de fotografia das 8 às 12 horas, no Auditório Municipal Nair Cândida de Souza (rua Coronel Lulu de Almeida). A exibição dos filmes será na Praça Alambary, a partir das 19 hs.

Filmes:

Curtametragem "Pequeno tratado de pequenas coisas"
Longa "Sing 2"

Postagem Anterior Próxima Postagem