Ministério do Turismo inclui Bananal em projeto de gestão e planejamento.

Em uma nova ação do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB) inseriram Bananal no Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turisticos.
O objetivo do projeto é fortalecer governos locais e fomentar o desenvolvimento das regiões turísticas brasileiras.
A prefeitura foi informada sobre a novidade recentemente pelo Instituto Marca Brasil e, inicialmente, fica incumbida de mobilizar os segmentos públicos e privados locais visando chamar atenção para o programa.
Num universo de 3.635 localidades que formam as 276 regiões turísticas do país, o município foi eleito juntamente com outros 47 destinos por sua relevância no cenário turístico nacional.
Durante a realização do projeto, o município receberá orientações técnicas para ampliar conhecimentos e incrementar o seu potencial na área.
O projeto visa beneficiar todos os envolvidos com o turismo local, lideranças e o próprio município com a profissionalização do destino.
O MTur e o Marca Brasil salientam a importância de todos trabalharem de forma integrada e harmônica para aumentar a competitividade com outros centros turísticos mais avançados, oferecendo um atendimento de excelência aos turistas e ampliando as oportunidades de mercado.
O ponto de partida será uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, realizada in loco, que vai analisar 13 dimensões e 62 variáveis de influência na qualidade turística. Daí será revelado o Índice de Competitividade a ser gerenciado visando as melhorias do programa.
Representantes do MTur, do Instituto Marca Brasil e consultores vão percorrer os municípios agraciados para o lançamento do primeiro módulo do projeto intitulado “Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor”. Os demais módulos serão analisados em reuniões do grupo gestor a ser organizado. As reuniões promoverão o planejamento e discussões sobre novos conceitos de gestão, competitividade e liderança. Também tratarão do desenvolvimento de metas e indicadores para o trabalho a ser realizado em Bananal.
Para o êxito dos objetivos traçados o Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos contará com um Sistema de Gestão para monitorar e garantir a eficiência das ações. 
O blog entrou em contato com a gerência de projeto do IMB na capital federal para obter mais informações e trará novos detalhes sobre este assunto nos próximos dias.
O Instituto Marca Brasil, fundado em 2002, é uma OSCIP de referência no suporte a projetos sem articulação e gestão. Atua apresentando soluções sustentáveis e inovadoras na valorização do potencial turístico, cultural e econômico do Brasil.
No final do ano passado, em Madri, na Espanha, a Organização recebeu a noticia de que seria mais um representante do país na Organização Mundial de Turismo (OMT).
Postagem Anterior Próxima Postagem