Ministério do Turismo inclui Bananal em projeto de gestão e planejamento.

Em uma nova ação do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB) inseriram Bananal no Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turisticos.
O objetivo do projeto é fortalecer governos locais e fomentar o desenvolvimento das regiões turísticas brasileiras.
A prefeitura foi informada sobre a novidade recentemente pelo Instituto Marca Brasil e, inicialmente, fica incumbida de mobilizar os segmentos públicos e privados locais visando chamar atenção para o programa.
Num universo de 3.635 localidades que formam as 276 regiões turísticas do país, o município foi eleito juntamente com outros 47 destinos por sua relevância no cenário turístico nacional.
Durante a realização do projeto, o município receberá orientações técnicas para ampliar conhecimentos e incrementar o seu potencial na área.
O projeto visa beneficiar todos os envolvidos com o turismo local, lideranças e o próprio município com a profissionalização do destino.
O MTur e o Marca Brasil salientam a importância de todos trabalharem de forma integrada e harmônica para aumentar a competitividade com outros centros turísticos mais avançados, oferecendo um atendimento de excelência aos turistas e ampliando as oportunidades de mercado.
O ponto de partida será uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, realizada in loco, que vai analisar 13 dimensões e 62 variáveis de influência na qualidade turística. Daí será revelado o Índice de Competitividade a ser gerenciado visando as melhorias do programa.
Representantes do MTur, do Instituto Marca Brasil e consultores vão percorrer os municípios agraciados para o lançamento do primeiro módulo do projeto intitulado “Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor”. Os demais módulos serão analisados em reuniões do grupo gestor a ser organizado. As reuniões promoverão o planejamento e discussões sobre novos conceitos de gestão, competitividade e liderança. Também tratarão do desenvolvimento de metas e indicadores para o trabalho a ser realizado em Bananal.
Para o êxito dos objetivos traçados o Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos contará com um Sistema de Gestão para monitorar e garantir a eficiência das ações. 
O blog entrou em contato com a gerência de projeto do IMB na capital federal para obter mais informações e trará novos detalhes sobre este assunto nos próximos dias.
O Instituto Marca Brasil, fundado em 2002, é uma OSCIP de referência no suporte a projetos sem articulação e gestão. Atua apresentando soluções sustentáveis e inovadoras na valorização do potencial turístico, cultural e econômico do Brasil.
No final do ano passado, em Madri, na Espanha, a Organização recebeu a noticia de que seria mais um representante do país na Organização Mundial de Turismo (OMT).
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.