Greve dos bancários atinge duas agências em Bananal.



  Em seu 3º dia útil, a greve dos bancários chegou a duas das três agências bancárias de Bananal.

 As agências do Santander e do Banco do Brasil ficaram fechadas na segunda-feira, 23, e permaneceram sem expediente nesta terça-feira, 24 de setembro.  

  A agência do Bradesco, na rua Ernani Graça, funciona normalmente.

  No âmbito nacional os bancos não informam à imprensa a quantidade de agências fechadas. Os números são divulgados pelas regionais do Sindicato dos Bancários.

  A coordenação do movimento em Bananal vem do Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e região, ligado à UGT (União Geral dos Trabalhadores). Não há divulgação oficial sobre até quando irá a adesão dos bancários locais à greve.

  Segundo levantamento dos três sindicatos que atuam na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com sedes em São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, já ficaram fechadas 167 das cerca de 500 agências da região.  O levantamento aponta 87 agências fechadas na regional de São José, 50 na de Taubaté e 30 em Guaratinguetá, incluindo as duas agências de Bananal.

  A greve teria paralisado mais de um terço das agências, atingindo cerca de 1.000 dos 3.000 funcionários da região.

  A paralisação começou na última quinta-feira depois de impasse nas negociações salariais. Os sindicatos querem aumento de 11,93% e a Federação dos Bancos ofereceu 6,1%.

  Os sindicalistas acham que os bancos apostam no enfraquecimento da greve ao longo dos dias para abrir negociação, mas afirmam que ocorrerá o contrário. No ano passado a greve durou uma semana. Em 2011 foram 19 dias.

  O movimento atinge também os municípios vizinhos do Sul Fluminense. Em Barra Mansa e Volta Redonda os sindicalistas alegam que o índice de adesão é de 99%.

  A greve não afeta o funcionamento dos caixas eletrônicos das instituições financeiras.

  Além deles, a maioria das operações de pagamento pode ser efetuada nos correspondentes bancários (supermercados, lojas credenciadas, casas lotéricas e postos dos Correios).  

Postagem Anterior Próxima Postagem