Reajuste das aposentadorias acima do salário mínimo será de 11,28%.

Quem recebe pensão ou aposentadoria do INSS acima do salário mínimo vai ter reajuste de 11,28%. Os novos valores vão ser depositados entre os dias primeiro e cinco de fevereiro.

O Ministério do Trabalho e Previdência Social deve publicar portaria nesta segunda-feira oficializando o aumento. A medida alcança cerca de 10 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS.

A porcentagem é igual ao cálculo da inflação segundo o INPC divulgado pelo IBGE. A mudança também vai elevar o teto previdenciário. Hoje, o maior valor de benefício é de cerca de  R$ 4.600 e vai para cerca de R$ 5.200.

Quem recebe benefício do INSS no valor do salário mínimo vai ter reajuste um pouco maior, de 11,67%. Associações de aposentados criticam o reajuste de quem recebe acima do salário-mínimo por não ter nenhuma porcentagem de ganho real, apenas a perda com a inflação.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.