Bananal é incluída em matéria sobre "cidades históricas que chamam a atenção" nas férias.


Matéria no site da CNM - Confederação Nacional dos Municípios veiculada hoje (15/01), inclui Bananal entre as 10 cidades históricas brasileiras que chamam a atenção neste período de férias.

Em uma foto, quatro atrativos históricos: o "Sobrado da Dona Laurinha", a Igreja Matriz, o coreto e o chafariz centenário. FOTO: ARCCO - Roteiros - Caminhos da Corte.

Além de Bananal (SP), integram a lista Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Tiradentes (MG), Salvador (BA), Paraty (RJ), Santana de Parnaíba (SP), Congonhas (MG), Cidade de Goiás (GO) e Morretes (PR).

"De toda beleza e diversidade existente no Brasil, dez cidades históricas se destacam e representam oportunidades de os turistas terem acesso à arte, à história e às belezas naturais", diz o texto, para em seguida ressaltar: "Diante do rico patrimônio nacional e do período de férias, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para essas localidades."

A matéria traz também declaração do presidente da CNM, Glademir Aroldi, destacando que “É muito importante valorizar e fortalecer o potencial dessas Cidades Históricas, e entender que essas localidades promovem dinamização econômica, social, cultural e turística”. Ele ressaltou ainda ações de preservação, promoção e integração que contribuem para o processo de desenvolvimento local inclusivo e sustentável dessas cidades.

"Essas cidades turísticas também são notáveis pelo alto potencial para receber visitantes, tanto para desfrutar de suas belezas naturais ou arquitetônicas, quanto culturais, como por exemplo: feiras; exposições; comemorações; e festas carnavalescas, religiosas e antológicas. Matas, cachoeiras e praias paradisíacas fazem parte desse patrimônio turístico nacional, além do clima tropical, das delicias culinárias e das edificações arquitetônicas coloniais", diz o texto.

Em seguida, as cidades foram listadas com suas especificidades e Bananal fechou a matéria com a seguinte descrição:

Bananal (SP) – localizada no Vale do Paraíba, a cerca de 340 km de São Paulo, a cidade é marcada por construções da época do ciclo do café e que exibe, em sua região central, lindos casarões do século 19, espalhados entre pracinhas acolhedoras e ruas de pedra. Além disso, a região conta com antigas fazendas cafeeiras, algumas abertas às visitas turísticas. A mais famosa delas é a Fazenda Resgate, com um casarão cinematográfico e que foi cenário da novela global "Saramandaia", de 2013.


A matéria é creditada à Agência de Notícias da CNM, com informações do UOL.

Veja abaixo a reprodução de parte da página com a lista das 10 cidades históricas. (clique sobre a imagem para ampliar)


Postagem Anterior Próxima Postagem