São Paulo tem a meta de vacinar 90% do público alvo contra a gripe


Campanha pretende alcançar 13,2 milhões de paulistas, 779,7 mil deles na RM Vale, em etapas para diferentes públicos

O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, participaram ontem (10), da abertura da campanha de vacinação contra gripe. Em parceria com os municípios paulistas, a expectativa com a iniciativa é imunizar 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas contra o vírus Influenza.
Na RM Vale a campanha pretende alcançar 779.700 pessoas na imunização. A meta é vacinar, pelo menos, 220.900 idosos, 93.200 crianças, 56.400 profissionais de saúde, 13.000 gestantes e 2.200 puérperas na região.
“A vacina é segura e eficaz. Neste momento, convocamos os pais e responsáveis para levarem as crianças aos postos, bem como gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias”, destacou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
As ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação em todo o Estado, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais. A campanha ocorrerá em duas etapas, de acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país.
A primeira etapa começou no dia 10, voltada a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos. Nesta fase, também haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes desse grupo.
Entre 22 de abril até o dia 31 de maio, serão vacinados na segunda etapa os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio, ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h.
“A vacina que está sendo aplicada aqui é produzida pelo Instituto Butantan e, hoje, início da campanha de imunização contra a gripe, as doses começam a ser aplicadas nos postos de saúde”, destacou o Governador João Doria.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Governo Federal para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
Veja as datas das etapas da campanha
Etapa 1: a partir de 10 de abril, para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); haverá também atualização da carteira vacinal para esses grupos;
Etapa 2: a partir do dia 22 de abril, para trabalhadores de saúde, idosos (com 60 anos ou mais), indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;
Dia D: 4 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.