Bananal altera horário de recolhimento do lixo domiciliar a partir de 14 de maio.


O recolhimento do lixo domiciliar em Bananal a partir desta terça-feira, 14 de maio, passará a ter início às 6 horas da manhã. O serviço de coleta começa pelos bairros Boa Esperança (Palha) e Timborê.

Com a antecipação do horário, o caminhão de lixo passará mais cedo nos demais bairros da cidade e os moradores devem ficar atentos à mudança e eventual necessidade de alteração da hora em que colocam o lixo doméstico nas ruas para o recolhimento.

A alteração vinha sendo estudada há algum tempo pela Prefeitura e faz parte de uma nova sistemática de coleta pelos bairros a ser implementada com mudanças nos dias e horários do itinerário das equipes de limpeza.

A Prefeitura contratou um engenheiro ambiental especializado para assessorar na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e atuar junto à Cetesb em questões ambientais.

No início de abril foi realizada uma reunião entre ele e a equipe de limpeza para tratar da nova sistemática de trabalho, com instruções específicas para a melhoria da coleta, dentre as quais, a maneira correta de manusear o lixo, não deixar resíduos sólidos no chão e o procedimento de descarte na CTR (Central de Tratamento de Resíduos), em Barra Mansa.

Segundo a Prefeitura de Bananal, há também um plano de conscientização para a população colaborar com a higiene das ruas.

O principal ponto é evitar o acúmulo e/ou exposição de resíduos em frente das casas e calçadas por muitas horas. Planejando o momento adequado para o descarte, será possível evitar que os volumes sejam atacados por cães e os resíduos espalhados, provocando mau cheiro e sujeira nas vias públicas, além de sujeitar a população aos mais variados tipos de contaminação.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.