Bananal altera horário de recolhimento do lixo domiciliar a partir de 14 de maio.


O recolhimento do lixo domiciliar em Bananal a partir desta terça-feira, 14 de maio, passará a ter início às 6 horas da manhã. O serviço de coleta começa pelos bairros Boa Esperança (Palha) e Timborê.

Com a antecipação do horário, o caminhão de lixo passará mais cedo nos demais bairros da cidade e os moradores devem ficar atentos à mudança e eventual necessidade de alteração da hora em que colocam o lixo doméstico nas ruas para o recolhimento.

A alteração vinha sendo estudada há algum tempo pela Prefeitura e faz parte de uma nova sistemática de coleta pelos bairros a ser implementada com mudanças nos dias e horários do itinerário das equipes de limpeza.

A Prefeitura contratou um engenheiro ambiental especializado para assessorar na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e atuar junto à Cetesb em questões ambientais.

No início de abril foi realizada uma reunião entre ele e a equipe de limpeza para tratar da nova sistemática de trabalho, com instruções específicas para a melhoria da coleta, dentre as quais, a maneira correta de manusear o lixo, não deixar resíduos sólidos no chão e o procedimento de descarte na CTR (Central de Tratamento de Resíduos), em Barra Mansa.

Segundo a Prefeitura de Bananal, há também um plano de conscientização para a população colaborar com a higiene das ruas.

O principal ponto é evitar o acúmulo e/ou exposição de resíduos em frente das casas e calçadas por muitas horas. Planejando o momento adequado para o descarte, será possível evitar que os volumes sejam atacados por cães e os resíduos espalhados, provocando mau cheiro e sujeira nas vias públicas, além de sujeitar a população aos mais variados tipos de contaminação.

Postagem Anterior Próxima Postagem