Surge mais um caso de infecção por coronavírus em Bananal. Isolamentos domiciliares são 18.


Um dia após o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Bananal, o boletim epidemiológico oficial do município mostra o surgimento de uma nova confirmação de infecção pelo novo coronavírus nesta sexta-feira, 24 de abril. Agora, Bananal passa a ter 2 casos confirmados.

O primeiro caso, anunciado ontem, foi considerado importado, de um profissional da saúde que trabalha em Itatiaia-RJ e reside em Bananal. O exame positivo foi realizado no laboratório Lacen, no Rio de Janeiro. O novo caso confirmado é de uma pessoa que teve contato com esse primeiro infectado de Bananal.

O boletim aponta também que o número de isolamentos domiciliares subiu de 4 na quinta-feira para 18 hoje. Na composição desse número, 15 pessoas que tiveram contato com a pessoa que teve a infecção confirmada ontem foram incluídas no boletim, e uma, sem ligação com o caso, foi liberada.

Ontem, ao abordar o surgimento do primeiro caso em Bananal, o secretário municipal de saúde, Pedro Luiz Santos Fonseca, alertou para a possibilidade de surgirem mais 2, 3 ou 4 casos no transcorrer dos próximos dias. Em seguida, reforçou a necessidade da população continuar aderindo às medidas de enfrentamento ao vírus, como o isolamento social, o uso das máscaras de proteção e o ritual de higiene das mãos e vias respiratórias.

No final da tarde foram divulgados pelo governo estadual o novo quadro da doença (veja abaixo). O caso confirmado ontem em Bananal ainda não foi registrado nos números oficiais do estado de São Paulo.


O acompanhamento do quadro na cidade nos próximos dias é determinante. Se novos casos surgirem por mais dias consecutivos é preciso ter a clara consciência de que o novo coronavírus agora circula em Bananal e a população deve redobrar os cuidados diante dessa realidade, sem relaxamentos.

SP ultrapassa 1.500 mortes por coronavírus

O novo coronavírus já provocou 1.512 mortes no Estado de São Paulo. De quinta-feira (23) para esta sexta-feira (24), foram confirmados 167 novos óbitos, aproximadamente 7 por hora. Saltou para 124 o número de cidades com pelo menos uma vítima fatal da COVID-19, 10 a mais que o registrado na quinta-feira (23).

Hoje, a COVID-19 já é verificada em 41% do território estadual. SP registra 17.826 casos confirmados da doença, distribuídos em 269 municípios. Desde ontem, mais treze cidades passaram a ter pelo menos uma pessoa infectada.

Diariamente, cresce no interior, litoral e outras cidades da Grande São Paulo, com redução expressiva da concentração na capital, que nesta data corresponde a 66% dos casos e mortes do Estado. Das 1.512 mortes, 502 ocorreram nas demais regiões; do total de casos, 6.026 ocorreram fora da cidade de São Paulo.

Entre os infectados, há 6,4 mil suspeitos e confirmados internados em hospitais de SP – 2.477 em UTI e 3.976 em enfermaria.

A taxa de ocupação dos leitos para atendimentos COVID em UTI no Estado de São Paulo está em 57,7%, aumento superior a dois pontos percentuais nas últimas 24 horas. O aumento é de quase três pontos na Grande São Paulo, onde a taxa é de 76,9% nesta sexta-feira.



Postagem Anterior Próxima Postagem