Hospital referência para Bananal ganha novos respiradores e abrirá 5 novos leitos de UTI para atender Vale Histórico


Equipamentos estão sendo enviados a 17 municípios do estado para ampliação dos leitos de UTI e fortalecimento da rede a pacientes com coronavírus

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP


O Governo de São Paulo distribuiu, nesta terça-feira (16), mais 104 respiradores para hospitais localizados em 17 cidades de diversas regiões do Estado. Os novos equipamentos permitirão a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave.

O Vale do Paraíba poderá criar mais 31 novos leitos de UTI com os equipamentos encaminhados à região. Serão 10 unidades para Santa Casa de Lorena, cinco para a Santa Casa de Cruzeiro e mais quatro para a Santa Casa de São José dos Campos. Taubaté receberá 12 equipamentos, sendo 10 destinados ao Hospital Municipal Universitário e outros dois para o hospital de campanha.

Cruzeiro é a primeira referência em saúde para Bananal e Vale Histórico (incluindo Cachoeira Paulista). No início da crise, o Hospital Santa Casa contava com 10 leitos UTIs. Conseguiu dobrar a capacidade no mês passado, conforme noticiado pela Gazeta, e agora recebe mais 5 respiradores para ampliar o atendimento. Os outros municípios contemplados na RM Vale seguem a sequência da referência para Bananal quando Cruzeiro está com a capacidade comprometida.

O estado destinou também 30 novos respiradores à região administrativa de Campinas. O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, receberá dois ventiladores e a prefeitura de Itupeva contará com três unidades. Outros cinco serão encaminhados para a Santa Casa de Valinhos e dez para a Prefeitura de Campinas.

O município de São João da Boa Vista será contemplado com cinco respiradores para a Santa Casa e a prefeitura de Mogi Guaçu terá outros cinco para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. Além disso, a Santa Casa de Piracicaba contará com mais cinco equipamentos.

Litoral

Para manter o processo de fortalecimento da rede hospitalar no litoral do estado, o Governo de São Paulo envia hoje 14 novos ventiladores pulmonares para a Baixada Santista, sendo sete para a Prefeitura de Cubatão e outros sete para o Guarujá, para uso no Hospital Santo Amaro.

Grande São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo passa a contar com mais 14 respiradores do lote de equipamentos distribuídos nesta terça-feira. Para Guarulhos serão destinados nove equipamentos para instalação no Hospital Padre Bento, administrado pelo Estado. Além disso, mais cinco unidades serão destinadas à prefeitura de Itapecerica da Serra.

Ampliação de leitos

O Governador João Doria anunciou na coletiva do dia 15 que o Governo de São Paulo já recebeu, desde o início da pandemia do coronavírus, um total de 2.360 respiradores para ampliar o atendimento às pessoas contaminadas. Ele destacou a importância dos equipamentos para o atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

“Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde de unidades de terapia intensiva. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde dos brasileiros de São Paulo”, destacou Doria.

A distribuição dos respiradores é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca ampliação.

“E o fundamental é dizer que o trabalho que era realizado em até 60 dias, agora é realizado em três dias, por essa equipe que faz a calibragem e distribui rapidamente, transformando respiradores em novos leitos de UTI em todo o estado de São Paulo”, complementou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.


Postagem Anterior Próxima Postagem