Dezembro começa quente e chuvoso em Bananal e com temporais em regiões do estado

Temperaturas chegam a 33°C em Bananal até domingo e volumes das chuvas não devem passar dos 15 mm por dia na área do município 

Por Ricardo Nogueira, com informações do Climatempo

A primeira semana de dezembro de 2020 será marcada por ar abafado e quente e também temporais no estado de São Paulo. A cidade de São Paulo vai continuar com temperaturas acima dos 30°C até o final desta semana. Pelo interior paulista, as maiores temperaturas poderão atingir valores entre 36°C e 38°C.


Em Bananal as temperaturas devem variar entre 18ºC a mínima e 33º a máxima até o primeiro domingo do mês.


A chuva  vai chamar atenção e a população do estado deve ficar atenta porque o risco de temporais é alto.


Fortes pancadas de chuva podem ocorrer por todo o estado nos próximos dias, mas a expectativa é de que os maiores volumes acumulados sejam no centro-sul e no leste do estado (onde se localiza a RM Vale), o que inclui a Grande São Paulo.


Na previsão do Climatempo para Bananal, no entanto, o volume diário das chuvas não deve ultrapassar 15 mm, podendo ocorrer pancadas rápidas seguidas de tempo nublado ao final do dia e à noite. 



O mapa mostra a estimativa de chuva de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020 feita pelo modelo de previsão atmosférica americano GFS.

Muitas áreas no centro-sul e leste do estado poderão acumular de 60 mm a 80 mm, mas em alguns locais pode chover até 100 mm.


Nuvens carregadas vão crescer ao longo de toda a semana sobre o estado de São Paulo por causa do calor e da umidade do ar elevada, com o ar quente e úmido que está chegando ao estado, e também com a proximidade de áreas de baixa pressão atmosférica.


As áreas de instabilidade que se formam ao longo da semana ainda serão reforçadas na sexta-feira, 4 de dezembro, com a passagem de uma frente fria.


Só após a passagem desta frente é que a temperatura vai diminuir um pouco na região da cidade de São Paulo. Assim, no primeiro fim de semana de dezembro de 2020 o calor diminui ao menos no sul e leste do estado de São Paulo.


Veja abaixo a previsão do Climatempo, específica para Bananal, nos próximos 10 dias:





Postagem Anterior Próxima Postagem