Tempestade de granizo cai em áreas de Arapeí e do Sul Fluminense

 

Mais próximo a Bananal, o distrito de Rialto, em Barra Mansa, ficou com extensas áreas cobertas de gelo após o temporal

Por Ricardo Nogueira, com informações do Climatempo e do Monitoramento Climático Fluminense

Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de um cavado atmosférico provocaram chuva forte acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos da área territorial de Arapeí e, principalmente, do Sul Fluminense na tarde desta segunda-feira (16/08).

Várias imagens do temporal e das camadas de granizo em ruas e estradas foram captadas por internautas. Em Arapeí, uma árvore caiu sobre a estrada. Rompeu fios de postes e interrompeu o tráfego de veículos. Em pontos do acostamento formaram-se camadas de gelo com cerca de meio metro de altura.

Até o momento, não há relatos de queda de granizo em Bananal, que registrou chuva acima do previsto (10 mm) para o dia de hoje.

No Sul Fluminense, a chuva de granizo passou pelo distrito de Engenheiro Passos, foi para Resende, seguiu de forma mais intensa para Barra Mansa e depois para Volta Redonda e Barra do Piraí. As instabilidades seguiram avançando pela região de Valença, Três Rios e voltou a ficar intensa em alguns pontos da região Serrana e dos Lagos.

Após semanas de tempo seco, Resende registrou, segundo o Cemaden, 47 mm de chuva em pouco mais de 1 hora, praticamente toda a média para o mês de Agosto que é de 50 mm.

A cidade de Barra Mansa foi a mais atingida pela tempestade de granizo. Ruas de diversas partes do município ficaram brancas de tanto gelo. Imagens do distrito de Rialto mostram extensas áreas cobertas por pedras de gelo após o temporal de granizo.




Postagem Anterior Próxima Postagem