APAE de Bananal inicia aulas presenciais para seus alunos

 

Professoras voluntárias ministram trabalhos manuais com materiais diversificados, com acabamento em pintura

Por Ricardo Nogueira

O dia 04 de outubro foi marcante para a ainda curta existência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Bananal, com os alunos recebendo suas primeiras aulas presenciais, em continuidade às que estavam sendo gradativamente ministradas a distância em função da pandemia de Covid-19.

Agora em imóvel próximo ao pórtico de entrada da cidade, na avenida João Godoy Macedo, nº 206, a entidade reiniciou em seu ambiente próprio o ensino de trabalhos artesanais, observando as normas sanitárias. O imóvel alugado (que antes abrigava o "Casarão da Sinhá"), passa por reformas custeadas pelo proprietário. O casarão espaçoso é rodeado por ampla área externa, ideal para atividades ao ar livre. Durante as obras na parte frontal do casarão, as atividades serão desenvolvidas em salas na parte de trás do imóvel.

A reportagem esteve no local e constatou a alegria da equipe de voluntários pelo trabalho alcançar este estágio de superação ao período pós pandemia. 

Eles gentilmente interromperam uma aula para que fizéssemos a foto que abre a matéria. Mesmo tímidos com nossa presença, os alunos se mostraram empolgados e compenetrados nas atividades. No mesmo momento, ocorreu a chegada de pincéis e outros materiais para melhor desenvolverem seus afazeres criativos. 

"Tivemos a participação de professoras voluntárias para os trabalhos manuais com materiais diversificados, como argila, revistas para serem transformadas em cestos, artes com madeiras, peso de porta com material reciclável e outros. Todos os trabalhos com acabamento em pintura", informou a direção da APAE-Bananal, coordenada por Alcino Mendes, da Igreja Presbiteriana, em texto enviado ao jornal.

Fundada em 12 de dezembro de 2019, a APAE Bananal recebeu um apoio decisivo da APAE Lorena nos preparativos da sua documentação, com auxiliares jurídicos da Federação das APAES. Obteve seu CNPJ e promoveu campanhas de doação e eventos gastronômicos para levantar recursos financeiros. Inicialmente num imóvel na Rua Expedito Vani, no centro histórico, foi evoluindo e ampliando seu leque de atividades, entrando agora  em uma fase de consolidação.

A APAE-Bananal possui site (apaebananal.org.br) e página no facebook (clique aqui para acessar e curtir a página), onde é possível acompanhar suas atividades e formas de colaborar para a evolução dos trabalhos ali desenvolvidos com crianças e jovens especiais da cidade.





Postagem Anterior Próxima Postagem