Bananal recebe a Escola Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI-SP

 

Projeto itinerante de ação socioeducativa difunde o conhecimento científico e tecnológico interagindo com a comunidade mostrando experimentos com a "mão na massa"

Por Ricardo Nogueira, com informações do Sesi-SP


Aprender de forma lúdica aspectos científicos e tecnológicos para romper com a ideia de que essas áreas do conhecimento são de difícil compreensão ou destinadas somente a cientistas e engenheiros.


Sob essa ótica, chegou em Bananal para ficar nas próximas duas semanas a  Escola Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI-SP, um projeto itinerante de ação educativa e social que tem por princípio a difusão do conhecimento científico e tecnológico. A unidade móvel chegou na cidade no dia 14 de outubro e desde então está em fase de preparação para receber os alunos, instalada na praça Rubião Junior, em frente ao Solar Aguiar Valim.


O projeto, custeado pelo município, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação junto à unidade do SESI em Taubaté.


A escola móvel oferece à comunidade a oportunidade de interagir, produzir e aprender explorando diferentes tecnologias digitais com o intuito de despertar em crianças, adolescentes, jovens e educadores o interesse e o prazer em aprender por meio de experimentos “mão na massa” nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática de forma integrada, áreas conhecidas pela sigla STEAM, do inglês “Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”.



Por meio da Escola Móvel, o SESI-SP promove a produção de saberes ofertando visitas guiadas, cursos e oficinas que exploram recursos tecnológicos de última geração: conjuntos de robótica educacional como LEGO Mindstorms, Spike Prime e robôs humanoides NAO; plataformas de computação física como Arduino e Micro:Bit; laboratórios de experimentos físicos e químicos como LabDisc; equipamentos e plataformas de prototipagem rápida como impressoras 3D, plotters e outros; softwares de produção e edição de vídeos; animações, games e apps; aplicações de Inteligência Artificial, entre outros recursos.

 

Na programação para Bananal, a Escola  Móvel de Ciência e Tecnologia SESI-SP analisa 7 possíveis atividades. Dentre elas,  medição e comparação do ph da água, controle de umidade do solo, duas com tecnologia Micro:Bit e outras 3 com robôs Lego Mindstorms (Animal, Plantador e Polinização).


"A educação científica desenvolve habilidades que ampliam nossa capacidade de observar, questionar e investigar de maneira sistematizada os eventos do cotidiano, além de estimular o entendimento sobre os nossos processos de criação e funcionamento como ser humano em sociedade", destaca o texto encaminhado ao jornal por Ivanei Nunes, Supervisor Técnico Educacional, da Gerência Executiva do SESI na capital.




Postagem Anterior Próxima Postagem