Frio e chuva: frente fria muda o tempo em todo o estado neste fim de semana

 

Volume de chuva em Bananal não deve passar de 25 mm e tempo só deve melhorar a partir de quarta-feira (20)

Por Ricardo Nogueira, com informações da Climatempo

Este fim de semana será marcado por tempo bastante instável no estado de São Paulo. Com a formação e passagem de uma frente fria, nuvens carregadas se espalham pelo estado e podem até provocar temporais em algumas áreas.


No sábado (16), a formação da frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão deixar o céu cheio de nuvens em praticamente todas as áreas paulistas. De forma geral, o alerta fica para temporais principalmente durante a madrugada, inclusive na capital, mas a manhã já terá períodos de melhora. No decorrer da tarde, as nuvens carregadas voltam a se formar e provocam pancadas rápidas de chuva, que podem vir com moderada a forte intensidade, mas que terão menor duração com relação à sexta-feira.




Em Bananal, o sábado deve começar com sol entre nuvens, com temperatura entre 19° e 30°C. A partir da tarde, um volume de 25 mm de água deve cair em pancadas à tarde e noite.


Com a mudança na direção dos ventos causada pelo avanço da frente fria, a temperatura deve cair bastante ao longo do dia. Por isso, a temperatura mínima, que é a menor registrada no dia, deve ocorrer à noite nas regiões de Bauru, Sorocaba, Campinas, São Paulo, Santos, Taubaté e Campos do Jordão.


Domingo frio e chuvoso


No domingo (17), a infiltração marítima vai deixar o tempo bastante encoberto e com chuva frequente especialmente no leste de São Paulo, inclusive na capital, litoral, Vale do Paraíba, Campinas e Sorocaba. Apesar de não haver risco de temporais, a persistência da chuva pode causar transtornos em algumas localidades. Além disso, as temperaturas também vão cair de forma muito significativa.


O domingo em Bananal será chuvoso, com um volume de 15 mm de água.. Sem abertura de sol, a temperatura deve girar entre 18° e 24°C.

Nas demais áreas do interior paulista, o dia será marcado por céu encoberto e poucos períodos de sol, com chuva que pode ocorrer em vários momentos. O maior risco de chuva forte fica para as áreas próximas ao estado de Minas Gerais.


Tendência


O início da próxima semana ainda será de tempo instável e chuva persistente no leste paulista, e o risco de temporais vai aumentar em áreas do litoral. Na capital, Vale do Paraíba e Sorocaba, ainda chove fraco a qualquer hora, e o predomínio será de céu bastante nublado pelo menos até terça-feira (19). No interior, a tendência é de diminuição das instabilidades, com maiores períodos de sol.


A Climatempo prevê que os dois primeiros dias úteis da semana continuarão chuvosos em Bananal. Na quarta o sol retorna entre nuvens e o tempo firma a partir de quinta-feira. O próximo final de semana deverá ser de tempo aberto e ensolarado.

Postagem Anterior Próxima Postagem