Estradas vicinais são pauta de reunião do vice-governador com prefeitos do Consórcio Vale Histórico

 



Foi o primeiro encontro do Consórcio com o Vice-Governador que é também Secretario de Governo e tem vários órgãos e entidades vinculados à pasta

Por Ricardo Nogueira

Prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Vale Histórico se reuniram com o vice-governador Rodrigo Garcia no final da tarde de sexta-feira (05/10), em seu gabinete no Palácio dos Bandeirantes, tendo como pauta principal a recuperação de estradas rurais através do programa "Novas Estradas Vicinais" lançado meses atrás pelo governo do estado de São Paulo.

Além de vice-governador, Rodrigo Garcia é Secretario de Governo, pasta à qual estão vinculados órgãos e entidades como o Detran, o Poupatempo, o Fundo Social, a Arsesp (saneamento básico), a Prodesp e a Fundação Seade, dentre outros.

A reunião contou com a participação do deputado federal Carlos Sampaio e constou da agenda oficial de Rodrigo Garcia, marcada para as 16h30 com duração até 17h30. Também participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o Chefe da Casa Civil, Cauê Macris.

Na condição de representantes do Consórcio Vale Histórico, as demandas da região foram levadas pelos prefeitos de Bananal, William Landim da Silva, de Arapeí, Renê Lúcio Gonçalves, de São José do Barreiro, Alexandre (Lê) Braga, de Areias, Paulo Henrique (PH) Coutinho, de Lavrinhas, José Benedito da Silva (Zezinho), de Cruzeiro, Thales Gabriel e de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro.


Os prefeitos dos 3 municípios da Comarca classificaram o encontro como muito produtivo, por aproximar ainda mais os gestores do governo estadual, que fica a par dos detalhes de cada demanda municipal e regional.

Em rede social da prefeitura de São José do Barreiro, Lê Braga classificou o momento como "muito importante para a nossa região. Mostramos a união dos municípios através do Consórcio e alinhamento nas propostas para que possamos desenvolver nossos municípios e o Vale Histórico”.

No mesmo sentido foram as declarações dos prefeitos de Arapeí e de Bananal, que gentilmente atenderam a reportagem no início da noite, ainda em viagem de retorno para seus municípios.

Renê Lúcio destacou que as demandas formuladas por um colegiado de prefeitos abrem portas e têm efeito prático. "Nós sempre vamos no intuito de buscar recursos para os nossos municípios. São reuniões objetivas que acrescentam um algo mais. O governo estadual já tem nos ajudado muito, principalmente através do Programa "Viva o Vale", e isso está se consolidando com o apoio do vice-governador Rodrigo Garcia".

Em relação a Bananal, William Landim da Silva afirmou que "Nossa cidade já foi contemplada com a recapagem da parte asfaltada da estrada do Turvo, investimento de 1 milhão e 400 mil, que começará ainda este mês. E discutimos, já como Consórcio, sobre investimentos em outras vicinais das cidades do Vale Histórico, mostrando a força dessa União. Agradecemos muito ao Deputado Federal Carlos Sampaio por viabilizar a reunião".

As obras da 1ª fase do Novas Estradas Vicinais foram iniciadas em outubro. O programa está levando melhorias a 745 quilômetros de 66 vias incluídas na primeira etapa do cronograma. Segundo o governo, o investimento nesta fase é de R$ 521 milhões e está gerando quase 10 mil vagas de empregos.

As obras estão sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ligado à Secretaria de Logística e Transportes, e vão beneficiar diretamente uma população de 16,7 milhões de pessoas em todo o estado. A previsão é que as melhorias sejam totalmente concluídas em até 12 meses.

Baseado em um levantamento do DER, as vicinais foram divididas em categorias: estradas que ligam polos geradores de produtos (como fazendas) e serviços (empresas) e rodovias estaduais, além das vias que dão acesso a municípios vizinhos.

Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as estradas vicinais movimentam as economias regionais. Elas também permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.

A contratação de obras das outras quatro fases do Novas Estradas Vicinais está com processo licitatório em andamento.


Postagem Anterior Próxima Postagem