Enfeites de Natal em Bananal serão "entrelaçados" com sua tradição em crochê e outras peças de artesanato em fio


Denominado "Natal Entrelaçados", projeto prevê ornamentações nas praças e no portal da cidade utilizando mais de 100 mil metros de fios em peças de crochê, tricô, macramê e bordados

Por Ricardo Nogueira, com informações da organização do "Natal Entrelaçados" 

Em tempos de retomada, Bananal voltou a planejar enfeites de rua para celebrar as festividades de fim de ano e embelezar os espaços públicos visando um ambiente que reflita o espírito natalino e a esperança de um novo ano, mais próspero e feliz.

Desta vez, em iniciativa inédita, as ornamentações para o fim de ano estão atreladas, ou entrelaçadas, à forte tradição local das técnicas artesanais em fios, encabeçadas pelo crochê. 

A prefeitura resolveu apresentar uma proposta diferenciada para divulgar a beleza do artesanato local, proporcionando à população e aos visitantes a apreciação, literalmente em praça pública, da arte em fios entrelaçados em suas diversas técnicas (crochê, tricô, macramê, tricotim, bordado, etc). Para tanto, conseguiu mobilizar e engajar um expressivo contingente de artesãos e moradores.

Sob a curadoria da artista plástica Fernanda Fabiana Fajardo, o projeto "Natal Entrelaçados" conta com o talento de quase 150 artesãs voluntárias, que usarão, segundo suas previsões, mais de 100 mil metros de fios, doados pela própria população, para enfeitar 4 praças (3 delas no centro histórico), o portal da cidade e a entrada do bairro do Rancho Grande.

Somente na montagem da árvore de Natal, com 5 metros de altura, serão utilizados 22.500 metros de fios, confeccionados em 1.500 quadradinhos de crochê. A mobilização para atingir essa meta inicial já foi atingida, mas a organização ainda precisa de doações para alcançar o necessário para enfeitar os demais espaços públicos.

"O Natal de Bananal vai fugir dos tradicionais enfeites, porém vai trabalhar o verdadeiro sentido do Natal, visto que a população está demonstrando UNIÃO, HARMONIA, PAZ e FÉ, para produzir sua arte e demonstrar seu AMOR pela cidade. Vamos enaltecer a paisagem natural com as cores e texturas dos fios", ressalta um texto dos organizadores.

O projeto, que também visa fomentar a economia criativa do município, terá feiras de artesanato nos finais de semana que antecedem o Natal. O visitantes poderão conhecer os artesãos envolvidos na decoração e comprar suas produções. A abertura do Natal Entrelaçados será no dia 19 de novembro e a decoração será mantida até janeiro, quando então dará lugar para a decoração do Carnaval.

Em entrevista para a reportagem, a Curadora Fernanda detalhou vários pontos da iniciativa. Ela revelou de onde veio a inspiração para os enfeites, a necessidade de apoio na mão-de-obra e também para atingir a metragem de fios que faltam para ornamentar os logradouros públicos, as atrações para o final de ano e os laços de amizade e emoção firmados junto aos artesãos ao longo da execução do trabalho. Assista abaixo:



Postagem Anterior Próxima Postagem