Concerto da OSBM em frente ao Solar Aguiar Valim vira um dos marcos culturais em Bananal

 

Posicionada em frente a um dos mais imponentes "cartões postais" da cidade, orquestra proporcionou, além do repertório eclético, um visual deslumbrante para o público

Por Ricardo Nogueira, com foto de Gustavo Augusto Silva (Pizzaria Velho Barão)

Em apresentação memorável na Praça Rubião Júnior, no Centro Histórico de Bananal no sábado (04/12), a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), sob a regência do maestro Anderson Alves, proporcionou, a um público circulante de quase mil pessoas, um repertório eclético, mesclando músicas clássicas com sucessos da bossa nova, chorinho, temas de cinema e outros ritmos.

A orquestra se posicionou em frente ao Solar Aguiar Valim, proporcionando um visual inesquecível naquele final de tarde por cerca de 1 hora e 40 minutos. Dezenas de cadeiras voltadas para orquestra foram disponibilizadas pela organização e muitas pessoas conseguiram assistir sentadas o espetáculo.


O cenário deslumbrante a céu aberto foi captado no registro fotográfico do empresário Gustavo Augusto Silva, da Pizzaria "Velho Barão". A belíssima foto que ilustra esta matéria.

Por se tratar de um sábado movimentado, o público foi integrado por bananalenses e turistas, enriquecendo o clima natalino na cidade. A apresentação da orquestra integrou a programação do projeto "Natal Entrelaçados" em Bananal, contando com o imprescindível apoio da Transportadora Generoso. O espetáculo teve caráter solidário, incentivando as pessoas a levaram 1 kg de alimentos para doação.


O sucesso da apresentação e o fascínio sobre os presentes, pode ser mensurado pelas publicações nas redes sociais.

Constituída há 16 anos, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se notabilizou em apresentar concertos com importantes solistas e maestros nacionais e internacionais. Os artistas convidados realizam oficinas e ministram máster classes para os músicos da orquestra e alunos avançados do projeto, dividindo seus conhecimentos e realizando um verdadeiro intercâmbio cultural e musical, que deixa um legado de imenso valor artístico para Barra Mansa e região.

Ao longo desses anos, a Orquestra se apresentou nos mais importantes palcos nacionais, em eventos importantes para a vida musical do país. Realizou concertos nas igrejas históricas de Olinda, foi orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky.

No âmbito internacional, acompanhou importantes companhias de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em apresentações no Rio e em São Paulo.

Em 2013, a orquestra realizou sua primeira turnê de norte a sul do país, tendo como solista a pianista Simone Leitão. No mesmo ano, participou dos três concertos durante a Jornada Mundial da Juventude, na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, executando toda a trilha sonora da Via Sacra, com retransmissão via TV para todo o mundo.

O Projeto Música nas Escolas, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Postagem Anterior Próxima Postagem