Bananal repleto de atrações neste sábado: Exposição de carros, Feira de Artesanato, Orquestra Sinfônica e iluminação de Natal do Solar

 


Atrações ocorrem por todo o dia, fechando com chave de ouro com apresentação da OSBM e a iluminação natalina do Solar Aguiar Valim

Por Ricardo Nogueira

Bananal terá neste sábado, 04 de dezembro, em seu Centro Histórico, uma variedade de atrações ao longo do dia, com exposição de carros antigos, Feira de Artesanato Regional, apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e iluminação natalina do Solar Aguiar Valim.

Já a partir das 9h30 da manhã, em frente a antiga Estação Ferroviária, haverá uma exposição de carros antigos (a maior parte de fuscas) pelo SaudoPistas, grupo antigomobilista criado há pouco mais de 4 anos e pioneiro em passeios de veículos antigos no Rio de Janeiro.

O grupo foi concebido pelo jornalista e radialista carioca Renato Cantharino, um apaixonado por carros desde a década de 1970. Em 2014, comprou um fusca 1300, ano 1971. A cor vermelha levou o carro a ser batizado como Villeneuve, arrojado piloto canadense (admirado por Ayrton Senna) que correu pela escuderia Ferrari. Após 3 anos restaurando o veículo, Cantharino se inspirou para criar o Saudopistas. o caráter inclusivo do grupo é representado pela niteroiense, radicada na Tijuca, Clara Bueno, professora da rede pública que, ao conhecer Renato, se apaixonou pelo Fusca até adquirir, no ano passado, um clássico modelo 1300, ano 1972, cor azul pavão.

O grupo SaudoPistas deve visitar Bananal com uma comitiva de 80 a 100 pessoas. A maioria, nunca veio na cidade e será recepcionada por Paulo Stocco, organizador do evento. A exposição irá até as 14h, mas o grupo continuará no município até domingo, passeando por seus atrativos turísticos.

FEIRA REGIONAL DE ARTESANATO

Paralelamente à exposição de carros na Estação, a alguns metros de distância, ocorrerá a Feira Regional de Artesanato, com ampla variedade de artigos produzidos por artesãos de Bananal e de municípios do Vale Histórico. Os estandes ficarão espalhados pela Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), no entorno do imponente Solar Aguiar Valim.

A ORQUESTRA QUE TOCOU PARA O PAPA

O Solar, por sinal, receberá nesta noite a sua iluminação natalina, mas antes, a partir das 17h, haverá no local a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma atração mais do que especial em função da expertise da orquestra, tendo como um de seus ápices, ter sido escolhida para tocar para o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude.

A trajetória da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, como um desafio para o Projeto Música nas Escolas, que havia sido criado há apenas dois anos, mas já exibia profissionais com qualidade técnica. Em um concerto no Rotary Club de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.

Desde então, realiza anualmente sua temporada oficial, com concertos recebendo importantes solistas e maestros nacionais e internacionais. Os artistas convidados realizam oficinas e ministram máster classes para os músicos da orquestra e alunos avançados do projeto, dividindo seus conhecimentos e realizando um verdadeiro intercâmbio cultural e musical, que deixa um legado de imenso valor artístico para Barra Mansa e região. Além da temporada anual em Barra Mansa, a Orquestra tem se apresentado frequentemente nos mais importantes palcos nacionais. Participou intensamente de eventos importantes para a vida musical do país como o MIMO festival, em que realizou concertos nas igrejas históricas de Olinda, e foi orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky.

A OSBM também já acompanhou as mais importantes companhias internacionais de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em suas apresentações no Rio e em São Paulo. Em 2013, a orquestra realizou sua primeira turnê tendo como solista a pianista Simone Leitão, de norte a sul do país. No mesmo ano, outro evento marcante foi a participação nos três concertos durante a Jornada Mundial da Juventude, na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, onde se incluiu a realização de toda a trilha sonora da Via Sacra, com retransmissão via TV para todo o mundo.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. FONTE: Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa




    




Postagem Anterior Próxima Postagem