Bananal soma um óbito, uma internação e 198 positivados nos 20 dias de 2022

 

Aumento percentual de infectados pelo novo coronavírus chega a 19.700% no município, saindo de 1 para 198 em janeiro

Por Ricardo Nogueira

O poder de contágio da variante ômicron em Bananal após as festividades de final de ano refletiram nos 20 primeiros dias de 2022.

O número de casos passou de uma estabilidade quase zerada na virada de ano para um viés de crescimento logo na primeira semana, registrando não só o expressivo aumento de positivados para Covid-19, como um óbito nesta terceira semana, voltando, inclusive, a ter um paciente internado.

O último registro de internação no boletim epidemiológico do município havia sido em 27 de dezembro. O município virou o ano com 1 caso confirmado e chega a 198 em 20 de janeiro. A variação percentual no período foi de 19.700%.

O município voltou a registrar uma morte (de um homem sexagenário) em decorrência da Covid-19 no dia 16 de janeiro. Foi o 26º óbito em Bananal desde o início da pandemia.

Bananal agora totaliza 1.983 infectados desde março de 2020, com 1.752 pessoas recuperadas da doença. Os casos descartados, com exames que deram negativo para a doença, chegaram a 2.291.

Vale do Paraíba

No Vale do Paraíba  o crescimento de casos em janeiro subiu mais de 2.200%, saindo de pouco mais de 1.300 infectados para 31.167.

A taxa de internação  nas enfermarias da região atingiu 71,6% e a de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atingiu 71,7%. Esses casos mais do que dobraram em relação à semana passada, que tinha indicadores entre 20% e 30%.

O elevado número de casos já volta a preocupar não só pela quantidade de pacientes, mas também por desfalcar as equipes médicas.

O Hospital Santa Casa de Cruzeiro, principal referência em saúde para o Vale Histórico, emitiu comunicado neste sentido, dando ciência aos usuários de que haverá demora no atendimento devido a pouca quantidade de profissionais da saúde em condições de trabalhar.

No dia anterior, foi avisado que a partir deste dia 20 de janeiro estão suspensas as visitas (inclusive religiosas) aos pacientes em atendimento e internados em todos os setores, excetuando aqueles que tem direito a acompanhantes por prerrogativa legal. 

Postagem Anterior Próxima Postagem