Casos de COVID-19 em Bananal saltam de 1 para 47 nos 10 dias de 2022

 


Casos em 2022 aumentaram 4.600%, saltando de 1, na virada do ano, para 47 no dia 10 

Por Ricardo Nogueira

O número de casos confirmados de Covid-19 em Bananal aumentou 4.600% nos dez primeiros dias do ano, sendo que entre os dias 09 e 10 de janeiro eles saltaram de 23 para 47. Uma elevação de 104% no boletim epidemiológico em apenas 24h.

Bananal virou o ano com 1 caso confirmado e sem nenhum caso suspeito no boletim divulgado pela prefeitura. A expectativa, então, era verificar o impacto das festividades de final de ano nos indicadores, agora com o ingresso da grande capacidade de contaminação da variante Ômicron no cenário da pandemia.

No dia 02 de janeiro foi registrado mais um confirmado e no dia 03 um terceiro infectado. No dia 05 os casos triplicaram para nove infectados e no dia 06 saltaram para 15. Mais um caso foi registrado no dia seguinte. Em 08 de janeiro a cidade registrava 20 positivados, chegando a 23 no dia 09.

O salto para 47 casos no dia 10 pode configurar uma nova escalada de positivados. De forma curiosa, em todos os boletins estão zerados os números de casos suspeitos, tornando difícil saber os reflexos da contaminação nas pessoas próximas aos infectados. O último boletim a registrar caso suspeito em Bananal foi divulgado pela prefeitura em 27 de dezembro.

Até o momento, a prefeitura não informou, junto com os boletins, se a variante Ômicron foi detectada nos casos confirmados.

A prefeitura voltou a utilizar o carro de som para conscientizar a população sobre a importância de retomar as medidas sanitárias preventivas, sobretudo a utilização das máscaras de proteção e higienização das mãos. É importante lembrar que a transmissão do vírus se dá por gotículas, daí a necessidade desses cuidados e de se evitar aglomerações.

Essas medidas são necessárias também para prevenção da gripe Influenza e sua nova cepa H3N2.

RM VALE

O aumento do número de casos, que se verifica em escala global, se repete na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. No dia 07, a região registrou 2.300 casos num único dia, algo que não acontecia desde junho de 2021. No dia 09, a RM Vale acumulou 7.365 positivados em 2022, superando a soma de 6.937 casos dos meses de novembro e dezembro do ano passado.

O alto poder de contágio da variante Ômicron, classificada como sem precedentes na história pelos cientistas, é a principal preocupação com o risco de novo colapso nas internações. Até o momento, a ocupação de leitos hospitalares na região e no estado tem variado entre 30% e 40%.





Postagem Anterior Próxima Postagem