Sem impor restrições, governo de SP recomenda cuidado aos organizadores de eventos com grande público

 

Foco, no momento, é em eventos com grande número de pessoas, estando descartada a possibilidade de restrição nos setores de comércio, indústria e serviços 

Por Ricardo Nogueira - Atualizada às 13h29

Em coletiva iniciada às 12h45, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o estado RECOMENDA aos organizadores de eventos  com grande público, sobretudo os esportivos e musicais, redobrarem a atenção na organização em relação às medidas preventivas contra a Covid-19.

Havia a expectativa de que o governo anunciaria medidas de restrição em todo o estado para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 com a variante Ômicron e seu alto poder de contágio entre as pessoas, mas isso não se confirmou. O Ministério da Saúde reconheceu nesta semana que esta cepa do novo coronavírus passou a ser a prevalente nos casos registrados por todo o país.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos foi prorrogada até 31 de março.

A Gazeta de Bananal retransmite ao vivo a coletiva através de sua página no Facebook.

Pela terceira vez em menos de uma semana, o governador chegou a sinalizar ontem que atenderia orientações do Comitê Científico formado por especialistas do estado em relação aos eventos com grandes aglomerações, gerando expectativa em relação ao Carnaval no território paulista. Há exatamente uma semana, o governo reafirmou que a decisão sobre a realização da festividade caberá aos prefeitos. No entanto, dois dias depois, o governador passou a fazer declarações sobre a possibilidade de restrições a eventos com grande número de pessoas.

Com a recomendação, a responsabilidade sobre a realização do Carnaval continua com os prefeitos municipais. O estado também se ateve a recomendar aos municípios, a redução em pelo menos 30% da quantidade de público nos eventos organizados pelas prefeituras.

Nessas declarações, incluindo a de ontem, Doria descartou a possibilidade de restringir atividades comerciais. "Não há, nesse momento, nenhuma necessidade ou indicação de fechar o comércio ou o setor de serviços, assim como o setor produtivo, do agronegócio e da indústria", declarou ele, salientando que o momento é de cautela.

Na semana passada a Gazeta de Bananal informou, com exclusividade, que o prefeito William Landim da Silva já tomou a decisão se fará ou não o Carnaval na cidade, mas que só iria anunciar após conversar com os prefeitos de Arapeí e São José do Barreiro, municípios que também integram a Comarca de Bananal. Com a premissa de que a decisão de um município impacta no vizinho, os três chefes de Executivo anunciaram juntos a suspensão do Reveillon nos logradouros públicos e o mesmo seria feito em relação ao Carnaval.

A decisão no âmbito estadual, no Palácio dos Bandeirantes, deve balizar as decisões dos prefeitos nos próximos dias. 



Postagem Anterior Próxima Postagem