Decisão sobre Carnaval 2022 em Bananal já foi tomada e anúncio deve ocorrer nesta ou na próxima semana

 

Prefeito de Bananal já tomou a decisão e quer anunciar em conjunto com os prefeitos dos outros 2 municípios da Comarca

Por Ricardo Nogueira

O prefeito de Bananal, William Landim da Silva, informou à Gazeta, no início da tarde desta quarta-feira (05/01), que já tomou a decisão sobre realizar ou não o Carnaval 2022 nos espaços públicos do Centro Histórico da cidade.

Ele pretende conversar com os prefeitos de Arapeí, Renê Lúcio Gonçalves, e de São José do Barreiro, Alexandre (Lê) Braga, para elaborar um anúncio conjunto, a exemplo do que fizeram ao comunicar o cancelamento do Reveillon devido ao surgimento da variante Ômicron, do novo coronavírus.

Na ocasião, eles manifestaram preocupação com os comerciantes que tentam se refazer de 2 anos de estagnação com a retomada das atividades, mas ressaltaram que a saúde da população vem sempre em primeiro lugar. Eles também entendem que a decisão deve ser conjunta porque a medida de um município impacta a localidade vizinha. 

Ao contrário de muitas cidades que anunciaram o cancelamento já no mês de dezembro de 2021, os 3 prefeitos não fizeram qualquer sinalização neste sentido. A potencialidade de contaminação e infecção da variante Ômicron ainda não era conhecida de forma aprofundada e a data do Carnaval em 2022, entre o final de fevereiro e início de março, permitia aguardar um pouco mais para avaliar o avanço da nova cepa.

Ao longo do último mês, além do crescimento das contaminações, surgiu em paralelo o surto de gripe Influenza H3N2, que vem lotando hospitais na região e no país em geral.

No dia 04 de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou o registro de 110 casos de codetecção do vírus Influenza e do vírus da covid-19 considerando todo o ano de 2021. Isso significa que os pacientes contraíram as duas doenças ao mesmo tempo. (clique aqui para saber mais)

O anúncio da decisão dos 3 prefeitos pode ocorrer ainda nesta semana ou no máximo até o dia 15 de janeiro. Isso porque haveria escassez de tempo, no caso de uma improvável realização da festividade, para a adoção de medidas preparatórias, incluindo certames licitatórios.

Nas últimas semanas, a Gazeta de Bananal recebeu centenas de perguntas dos leitores sobre a realização do Carnaval na cidade, tanto por e-mail quanto pelo Messenger e WhatsApp.

Ao anunciarem o cancelamento do Reveillon, os prefeitos não vedaram a realização de aglomerações em espaços particulares ou mesmo comerciais. Se a decisão for pelo cancelamento do Carnaval, é preciso verificar se haverá a permissão de eventos privados, mediante a comprovação das medidas sanitárias em vigor no estado, a exemplo do que ocorre nos estádios de futebol e outros eventos de cunho cultural e esportivo de maior porte.

Postagem Anterior Próxima Postagem