Areias participa da Copa América de Bandas e Fanfarras em SC

 


Banda Marcial Municipal, com 50 músicos, percorreu mais de mil quilômetros em 18 horas para se apresentar no evento internacional em Santa Catarina 

Por Ricardo Nogueira 

Neste final de semana, 22 e 23 de outubro, a Praça da Paz de Itapema, Santa Catarina, está sendo palco da Copa América de Bandas e Fanfarras. O campeonato acontece com exibições que vão do período da manhã até a noite, contando com mais de 60 bandas totalizando 4 mil participantes de vários estados do Brasil e de países como Uruguai, Colômbia e Argentina. 

A Banda Marcial Municipal de Areias se apresentou no início da tarde deste sábado, sendo a única representante do Vale do Paraíba paulista. Devido ao tamanho e projeção do evento, a participação causou muita emoção no staff que acompanhou a corporação musical e também nos internautas que assistiram a performance dos jovens músicos areienses por uma live transmitida pela página oficial da Prefeitura no Facebook. 

Foram apresentadas 3 peças diante de um corpo de jurados integrado por autoridades e músicos catarinenses. Na primeira delas, foi apresentada a música tema da novela Pantanal.


As premiações serão realizadas ao final dos dois dias de evento conforme as categorias e critérios definidos pela comissão organizadora do evento, tais como aspecto de apresentação (uniformidade, marcha, cobertura e alinhamento) e aspecto musical (afinação, melodia, arranjo, regência, dinâmica, ritmo).

Para a participação na Copa América de Bandas e Fanfarras, a comitiva de músicos, secretários municipais, pais e responsáveis pelos alunos enfrentaram 18 horas de viagem. Saíram de Areias na véspera do evento às 4h30 da manhã e chegaram por volta das 23:30h. Na manhã deste sábado, o ensaio da corporação foi na praia, horas antes de se dirigir para a praça que serve de palco para o evento.

Considerada a "Menina dos Olhos" pelo prefeito Paulo Henrique (PH) Coutinho, a Banda Marcial de Areias teve origem numa lei de autoria do Executivo aprovada pela Câmara Municipal há 4 anos. Ela foi regulamentada para dar suporte ao projeto da corporação musical, com aulas e ensaios ministrados pelo maestro Adauto Néri.

Além do apoio da Prefeitura, a Banda Marcial conta com recursos angariados junto a comunidade através de iniciativas solidárias, bingos e bazares. Ela já se apresentou em várias localidades, divulgando o nome do município em eventos culturais e competições musicais.


Postagem Anterior Próxima Postagem