Dia da Imigração Libanesa tem sua primeira comemoração

 

Atualmente, o Brasil tem mais de 3,2 milhões de habitantes de origem libanesa

Com informações da Alesp

O Dia da Imigração Libanesa está sendo celebrado pela primeira vez nesta quarta-feira (23) no Estado de São Paulo. A data foi instituída pela Lei 17.529/22, de abril de 2022, sendo sancionada pelo Executivo após aprovação da Assembleia Legislativa estadual.

A proposta foi feita pelo deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania) como forma de homenagear o povo libanês, pelas atividades desenvolvidas no Brasil e por contribuir para a multiplicidade cultural do país.

De acordo com o parlamentar, a justificativa do projeto está no fato de que “a cultura libanesa é uma das mais presentes no Brasil, o que comprova o forte laço existente entre os dois países”.

A comunidade libanesa no Brasil e em Bananal 

Em 1880, o primeiro navio com libaneses imigrantes saiu do porto de Beirute em direção ao Brasil, viagem considerada o marco do início oficial da imigração libanesa. O Líbano passava por uma crise religiosa e política, levando muitos cristãos a fugirem do domínio muçulmano do Império Otomano.

O Brasil contou com outras ondas migratórias libanesas ao longo dos anos, contribuindo para o crescimento da comunidade, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em Bananal, os libaneses começaram a chegar no final da década de 1890 e foram trabalhar como mascates, vendendo tecidos e criando armarinhos nas fazendas de café. Devido ao domínio Otomano na região, os passaportes eram emitidos pela Turquia. Os libaneses chegaram então com passaporte turco. Isso fez com que os moradores locais adquirissem o costume de chamar os libaneses de "turcos". 

Os libaneses participaram de forma efetiva da economia do município, sendo determinantes na evolução das relações de comércio. Ao longo das gerações, as famílias libanesas passaram a compor naturalmente o seio da sociedade de Bananal, atuando nos mais variados segmentos econômicos, sociais e culturais da cidade.

Atualmente, o território brasileiro tem cerca de 3,2 milhões de habitantes libaneses ou descendentes, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e apresentada em 2020 pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Na Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conta com diversas outras normas de homenagem aos imigrantes. 

Ainda nas ações dos parlamentares prezando pela relação com a comunidade internacional, a Comissão de Relações Internacionais tem diversas responsabilidades, entre elas, desenvolver estudos e debates relativos à preservação da história, memória e influências culturais das nações, além de promover o intercâmbio entre os paulistas e outras populações estrangeiras.

Postagem Anterior Próxima Postagem