Na esteira do caso do cavalo mutilado, Presidente da Câmara, investigador de polícia aposentado, disse que, se preciso, enfrentaria o deputado, que é delegado de carreira, “até no tapa” na cobrança por uma emenda solicitada tempos atrás
Por Ricardo Nogueira
Um entrevero político envolvendo a causa animal voltou a agitar Bananal. Durante a sessão da Câmara Municipal realizada no dia 21 de agosto, o presidente do Legislativo, Luiz Cosme Martins de Souza, fez duras críticas ao deputado federal Bruno Lima (SP), conhecido por sua atuação em defesa dos animais.
Durante aquela semana, o deputado gravou vídeo com a vereadora Isabella Bastos Nogueira, de oposição ao atual prefeito, ao qual o chefe do legislativo é aliado. O deputado declarou estar alinhado ao posicionamento da vereadora pela elaboração de leis mais rigorosas contra crimes cometidos contra animais.
No plenário, abordando a mutilação de um cavalo que teve grande repercussão em Bananal, Martins afirmou que o parlamentar não liberou emenda solicitada para o município voltada à causa animal. Em tom exaltado, declarou:
"Bruno Lima, eu pedi uma emenda para você, para os animais, e você não me liberou essa emenda faz tempo. Tem falado muito blá-blá-blá. Eu vou em Brasília e encontro com ele, o que eu falo aqui é o que eu falo com ele, eu olho na cara e falo, eu sou um cara muito real. Ele é polícia, eu sou também, se precisar nós sair até no tapa, entendeu? Eu sou aquele cara que, se eu pedi, eu gosto de ser atendido. Porque não é para mim, é para nós nove vereadores e para nossa população..."
O presidente ainda criticou a exposição de artistas e personalidades em meio à recente comoção pelo caso do cavalo mutilado em Bananal: “Agora depois de uma situação dessa entra ele, entra Ana Castela, Eduardo Costa, todo mundo querendo se crescer em cima da nossa cidade”, disse. Assista no vídeo abaixo.
Em resposta, Bruno Lima publicou um vídeo, direcionado aos moradores de Bananal, rebatendo as declarações. O deputado afirmou que só destina recursos a vereadores que demonstrem lisura e criticou a postura de Martins:
"Normalmente nós mandamos recursos de emenda somente para vereadores que a gente sabe que tem lisura. Então, se eu tive a solicitação desse vereador e não mandei o recurso para cidade, é porque eu não gostei da forma de abordagem, da forma de atuação. O cara não tem o mínimo de caráter, pelo menos de falar na cara, né?"
Lima destacou ainda que, na semana anterior, recebeu solicitação da vereadora de Bananal e já se comprometeu a enviar recursos. Ele garantiu acompanhar de perto o caso do cavalo mutilado e reforçou sua defesa de políticas públicas para a proteção animal: “Falar menos e trabalhar mais”, resumiu.
Bruno Lima é delegado de polícia de carreira em São Paulo e foi eleito deputado federal em 2022 com 461 mil votos. Nas redes sociais, acumula 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,5 milhão no Facebook, onde frequentemente publica conteúdos sobre a causa animal.