AGEMTUR BANANAL participa do Congresso Nacional de Profissionais de Turismo em Aparecida


Associação de Guias e Monitores de Bananal participa do Congresso de Profissionais do Turismo com participação em debates, palestras e intercâmbio entre os presentes

Por Ricardo Nogueira

Alguns membros da Associação de Guias e Monitores de Turismo (AGEMTUR) de Bananal se dirigiram até Aparecida para participarem da nona edição do Congresso Nacional de Profissionais de Turismo que terá como tema "Profissionais do Turismo: Embaixadores da Paz". O Congresso visa potencializar e fomentar o turismo religioso junto aos profissionais de turismo e divulgar destinos que são cases de sucesso no Brasil.

O Congresso promoverá debates, palestras e momentos de intercâmbio cultural entre os presentes, abrindo uma vitrine de oportunidades e mais notoriedade a roteiros turísticos. O evento começou no dia 20 e vai até o dia 22.

O primeiro dia foi reservado para recepção e credenciamento dos participantes, seguidos por City Tour e Missa Solene na Basílica Nacional. A abertura oficial do evento foi no início da noite na Estação Cultural de Aparecida.

Na manhã deste sábado ocorreu a palestra com o tema principal do Congresso. Depois foi servido um café antecedendo a 2º palestra do dia com a temática "Destinos turísticos integrados do Vale do Paraíba - Aparecida, difusora de turismo regional".  Após o almoço, está agendada para 14h uma mesa redonda com convidados do trade turístico nacional abordando o tema "Ações para a retomada do turismo inclusivo e sustentável", seguido por cases de sucesso e apresentação cultural. O encerramento está previsto para as 17h, mas à noite os participantes devem presenciar a Festa de Santos Reis de Aparecida.

Na manhã de domingo, último dia do Congresso, os participantes farão um City Tour às 7 horas. O encerramento oficial será 10 horas depois, no final da tarde.

A AGEMTUR Bananal foi criada no ano passado com o objetivo de organizar e fortalecer os guias locais. Logo após a criação, promoveu sua estruturação organizacional com estatuto próprio. De lá para cá, já ajudou a organizar eventos na cidade no período pós pandêmico (Festa dos Povos e Bicentenário da Independência, dentre outros), estabeleceu parcerias na educação e cultura com secretarias municipais e participou de capacitações voltadas ao aprimoramento de seus membros. A mais recente delas foi nesta semana, realizando a 1ª Capacitação - Religião Católica e Arquitetura.



Postagem Anterior Próxima Postagem