Carnaval em Bananal termina sob chuva e com queda de energia

 


Carnaval foi chuvoso nas noites, após dias ensolarados e de calor

Por Ricardo Nogueira, com informações da Climatempo

O último dia do Carnaval em Bananal, na terça (21/02), começou ensolarado e com calor, mas ao final da tarde a chuva chegou forte e com rajadas de vento. Pouco depois das 17h, foliões que estavam na praça Rubião Júnior tiveram que se abrigar nas tendas montadas na frente do Solar Aguiar Valim e locais próximos. Dali em diante a intensidade das precipitações variou até o encerramento da folia por volta da meia-noite. O show dos Juremeiros, programado para as 19h, iniciou mais tarde em função do mau tempo. A energia elétrica chegou a faltar e o show no palco prosseguiu com gerador. A cidade ficou sem luz pouco antes das 21h e retornou às 22h15.

Na véspera, outra chuva forte havia atrasado os desfiles dos blocos da Palha e do Fritz em mais de uma hora do programado. No início do Carnaval não havia previsão de chuva para os dois últimos dias de folia, mas a instabilidade do tempo formou acumulados em toda a região valeparaibana.

Segundo a previsão da Climatempo, o primeiro dia da quaresma, nesta quarta-feira de cinzas (22/02), será idêntico ao último dia de folia. Com temperaturas variando entre 19⁰C e 30⁰C, há 67% de probabilidade de chover 30mm ao longo da tarde e noite em Bananal.

Para amanhã (23/02), outros 25mm são previstos numa probabilidade de 90%, com ventos a 8 km/h.

PREVISÃO DE TEMPORAL NO LITORAL NORTE

As condições meteorológicas estão diferentes do último fim de semana no litoral paulista. Entretanto, o potencial é alto para que, até o fim de semana, chova diariamente, na forma de pancadas, com alto risco para que temporais aconteçam.

As pancadas devem se concentrar especialmente no período entre as tardes e noites e podem acumular, em média, diariamente, volumes da ordem de 30 a 50 mm.

Se comparar esse volume com o que aconteceu no último fim de semana, pode parecer pouco, já que algumas estações chegaram a registrar acumulados da ordem de 600 mm entre 12h e 24h.

Ainda assim, uma chuva de 30 a 50 mm que cai em poucas horas, já tem um grande potencial de causar problemas, como a formação de alagamentos. Se esta chuva vem acompanhada de raios e rajadas fortes de vento (como é comum com a chuva convectiva), causa danos como queda de galhos e/ou árvores, além do risco do raio atingir alguma pessoa.

Com toda a chuva que caiu no litoral norte no último fim de semana, a situação torna-se ainda mais crítica com os temporais previstos para os próximos dias. O solo já muito encharcado fica bastante vulnerável para o risco de novos deslizamentos.

A população deve ficar atenta e seguir as recomendações da Defesa Civil.

De terça-feira (21) até a sexta-feira (24), são previstos cerca de 200 mm para o litoral norte de São Paulo e a Baixada Santista.

Postagem Anterior Próxima Postagem