Quaresma em Bananal começa com Missa de Cinzas às 19h, integrada à campanha "Fraternidade e Fome"

 

Procissões da Penitência começaram no dia 21 e serão realizadas às 5h das sextas-feiras por todo o período quaresmal

Por Ricardo Nogueira

As celebrações do período da Quaresma em Bananal terão início nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 19h com a tradicional Missa de Cinzas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, centro histórico da cidade, e na Igreja de Sant´Ana, no bairro do Rancho Grande.

A Paróquia de Bananal fará, durante o ofertório nessas missas, a arrecadação de alimentos não perecíveis, contando com os fiéis para colaborarem com o gesto de caridade. Em 2023, a fome é pela terceira vez o foco da Campanha da Fraternidade da CNBB. O tema oficial é "Fraternidade e Fome". (leia no final da matéria)


Na última sexta-feira, 21 de fevereiro, foram iniciadas as Procissões de Penitência que ocorrerão por todo o tempo quaresmal. A saída da Igreja Matriz é 5h da manhã, com a celebração da missa logo após o cortejo. "Portanto, neste período as missas de sexta-feira serão após as procissões e não às 7h", ressalta a Paróquia em post na sua página do Facebook.

A Paróquia também avisa que "o texto da Via Sacra para ajudar na meditação das estações, já temos disponibilidade dos livros no escritório paroquial".


CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A fome é abordada pela terceira vez na história da Campanha da Fraternidade capitaneada há quase 60 anos pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

A convocação leva todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.


O lançamento nesta quarta-feira de cinzas foi às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF). "Um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco", publicou a CNBB em sua rede social. O evento foi transmitido ao vivo, com pronunciamento do Papa Francisco.

Texto do Vatican News explica que o Sumo Pontífice diz que "não há democracia se existe fome. A democracia é a forma de governo no qual o poder reside no povo, que exercita a sua soberania através dos instituídos políticos diversos pelo voto do povo. O Papa afirmou a inexistência de democracia pela existência da fome, porque muitas pessoas passam necessidade na comida enquanto outras tem em abundância. A democracia, forma de governo do povo, é dada pela vida de todos. Outra expressão do Papa Francisco realça que a fome para a humanidade não é só uma tragédia, mas é uma vergonha. O mundo é chamado a ter consciência da fome para que os empenhos das autoridades, governantes sejam por esforços para amenizar a vergonha do mundo, que é a fome na expressão do Papa Francisco".

Postagem Anterior Próxima Postagem