Projeto de Lei que declara Bananal a Capital Estadual do Crochê de Barbante avança na Alesp

 


Trecho da justificativa do PL destaca o pioneirismo de Dona Laurinha na atividade que gera emprego e renda desde a década de 70, atraindo turistas e levando a arte em crochê a ser exportada para vários países

Por Ricardo Nogueira 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, na quarta-feira (8/2), a 110 projetos de lei (PLs). Dentre eles, o Projeto de Lei número 451/2022 de autoria do deputado Emídio de Souza, do PT, que declara Bananal a Capital Estadual do Crochê de Barbante. Com a aprovação do colegiado, a matéria fica apta a avançar para as demais etapas de tramitação na Casa de Leis paulista. 

Como Bananal integra a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale), a proposta segue para avaliação da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa. Uma vez aprovada, seguirá então para votação em plenário dos deputados estaduais.

O Projeto de Lei 451/2022, com a titulação turística proposta pelo deputado Emídio de Souza, começou a tramitar no dia 04 de agosto de 2022, quando foi publicado pelo Diário da Assembleia. Cumprindo os termos regimentais, ela entrou na pauta de 5 sessões legislativas entre os dias 05 e 11 de agosto, antes de chegar na CCJ no dia 12 de agosto. Em 15 de setembro ela foi distribuída para o deputado Paulo Fiorilo, que ficou como relator da proposta. 

No dia 16 de novembro, ao receber o PL, Fiorilo emitiu parecer favorável, reproduzindo um dos parágrafos da justificativa de Emídio na proposta original. Ali, é destacado o pioneirismo de Dona Laurinha na atividade que gerou centenas de empregos na década de 70, impactando positivamente na economia de Bananal, atraindo turistas e levando a arte em crochê a ser exportada para vários países.


Com o voto favorável do relator Paulo Fiorilo, a CCJR aprovou o PL 451/2022 em 8 de fevereiro, pouco mais de 6 meses do início de sua tramitação.

Emídio de Souza celebrou o avanço de sua proposta na CCJ, enfatizando a luta pela valorização cultural e econômica do artesanato de Bananal. "Declarar Bananal a "Capital Estadual do Crochê de Barbante" é reconhecer e valorizar a importância dessa atividade para a cultura e a economia local, bem como dar a ela mais visibilidade a nível estadual e nacional. É uma contribuição para fortalecer a cidade que anseia pelo desenvolvimento turístico destacando-se na região como um dos mais atrativos destinos turístico de São Paulo", escreveu Emídio em sua postagem em rede social.

Nas eleições de 2022, Emídio de Souza foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado em Bananal, com 12% dos votos válidos (706 votos). Em todo o estado, ele foi eleito com a preferência de 157.834 eleitores paulistas.

Clique aqui ou na imagem abaixo para seguir a Gazeta de Bananal no Instagram 



Postagem Anterior Próxima Postagem