Bananal é homenageado na Festa do Folclore de Potim

 


Cultura do café em Bananal e cidades do Vale Histórico no século XVIII terá destaque com suas fazendas e casarões típicos do período colonial

Por Ricardo Nogueira

Na sétima edição de sua Festa do Folclore neste ano de 2023, Potim, a tradicional "Terra do Artesanato", incluiu uma homenagem a Bananal, "Capital Estadual do Crochê em Barbante".

O evento, promovido pela Prefeitura de Potim através da Secretaria de Educação, escolheu Bananal como uma das cidades valeparaibanas homenageadas no evento que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro (de quinta a sábado), com delícias gastronômicas, exposições de arte, apresentações de dança, teatro e outras manifestações culturais no Lar Monsenhor Filippo.

Desde 2017, primeiro ano da Prefeita (reeleita) Érica Soler, a Festa do Folclore, sob a coordenação da Secretária Municipal de Educação, Renata Teberga, mobiliza escolas e creches municipais no evento que, em 3 dias de diversão e conhecimento, agrega cultura, arte, tradição, escolas e famílias.

Vizinha a Aparecida e Guaratinguetá, Potim implementou a festividade com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura popular brasileira.

Em sua programação, a Festa do Folclore de Potim adotou o costume de, a cada edição, homenagear cidades do Brasil.

No ano passado, a homenageada foi Bragança Paulista. "Neste ano vamos homenagear a linda e charmosa Bananal", informou, em mensagem para o jornal, o Professor Roberto Carlos Alves Nunes Junior. Ele é o Diretor da Escola Judith Siqueira Weber, que realizará a homenagem.

"O folclore potinense, desde sua primeira edição, buscou homenagear, inicialmente, cada estado brasileiro, depois cada região, especialmente o Vale do Paraiba", acrescenta o Diretor. "Nesta festa será a vez de demonstrar os valores e costumes de cada cidade do Vale. Cada escola vai destacar as características de cada município, sua cultura e tradições. Assim, a Secretaria de Educação de Potim pensou em mostrar o enorme valor do nosso folclore, com o tema escolhido "Brasil, sua gente e seus costumes", detalhou ele.

Em meados de agosto, um grupo de aproximadamente 30 professores fez uma visita técnica a Bananal no processo de elaboração da homenagem a ser prestada nesta quinta-feira (14) pela Escola Judith Siqueira Weber.


A homenagem, a partir das 19h no primeiro dia da festividade, contará com a participação de pessoas de Bananal, especialmente convidadas. A maioria delas caracterizadas com roupas de época, do período áureo do café no século XVIII.

O staff dos Guias da AGEMTUR Bananal será composto por:
  • Luzinete Sabadin (Baronesa D'Bananal),
  • Natany (Sinhazinha),
  • Samara Nader (Sinhazinha),
  • Maria Luiza (Mucama),
  • Túlio Isoldi (Capitão do Mato),
  • Leonardo Cruz (D. Pedro I),
  • Daniele Coelho Cruz (Marquesa de Santos)
  • Edinei (Tropeiro),
  • Maria Inês (Mucama),
  • Cristine Nogueira (Guia Ecológica).

"Estaremos divulgando Bananal, seus atrativos, serviços turísticos e a nova Rota da Fé "Caminho Senhor Bom Jesus do Livramento", informou Luzinete Sabadin ao jornal.

O Diretor Roberto enfatizou que "Deste modo, será retratado como Bananal e outras cidades do Vale Histórico, com enorme destaque no século XVIII com a cultura do café, guardam a memória de tempos áureos com a preservação das fazendas e casarões típicos do período colonial".

Roberto destacou também as similaridades entre as duas cidades. "Potim também tem o "Senhor Bom Jesus" como Padroeiro, assim como a origem indígena dos nomes: Potim, que significa "Camarão de água doce", e Bananal, que vem de "Banani", cujo significado é "Rio Sinuoso".






Postagem Anterior Próxima Postagem