AMOVALE: Espaço Viva completou 2 anos produzindo mudas para projetos de reflorestamento em Bananal



Além de árvores nativas, o viveiro abriga uma variedade de mudas de hortaliças para estimular a população a produzir alimentos em seus quintais

Da redação, com informações da AMOVALE

Quem passa pela estrada da Xandoca, vicinal da rodovia (SP-247) para a Serra da Bocaina em Bananal, fica curioso com uma construção que mistura viveiro e local de eventos. O Espaço ViVa - Viveiro do Vale - foi inaugurado pela Amovale em dezembro de 2022 para produzir mudas de árvores nativas e ser um ponto de trocas para produtores rurais e cursos voltados para o meio ambiente.

As árvores vêm sendo utilizadas em projetos de reflorestamento da Amovale e de proprietários de sítios e fazendas do Vale do Paraíba. Anualmente são realizados mutirões com voluntários e estudantes das escolas públicas da cidade para recompor a mata nativa e proteger as nascentes da região. O viveiro abriga hoje, além de árvores nativas, uma variedade de mudas de hortaliças para estimular a população a produzir alimentos em seus quintais.


Recentemente, a Amovale vem intensificando a divulgação para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre o local e se dirijam até lá para adquirir as mudas de hortaliças e de  árvores nativas da Mata Atlântica. A entrada para a estrada municipal da Xandoca fica no Km 8 da rodovia estadual  SP-247, que liga o centro de Bananal à Serra da Bocaina. A visitação está aberta em dois períodos: de 7h às 11h30 e de 12h30 às 16h.


AMOVALE: 30 MIL ÁRVORES PLANTADAS EM POUCO MAIS DE 10 ANOS EM BANANAL

O Espaço ViVa nasceu após a Amovale ser contemplada pelo edital da Finatec que garantiu os recursos para o projeto. A Amovale – Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina – foi fundada em 2013 para realizar projetos socioambientais e culturais. Em pouco mais de dez anos 30 mil árvores foram plantadas em Bananal. A associação atua no vale do Rio Bananal reflorestando nascentes e áreas degradadas da cidade. Para adquirir mudas de árvores ou hortaliças entre em contato com a Amovale. A associação trabalha com o sistema de doações para manter os projetos.









Postagem Anterior Próxima Postagem