Escolas José Luiz e Zenóbia recebem Grupo Teatro do Imprevisto com encenações dentro de uma caixa com bonecos

 


Espetáculo apresenta histórias dentro de uma caixa, onde os bonecos ganham vida diante dos olhos do espectador

Da Redação, com informações do Grupo Teatro do Imprevisto

O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, começa na segunda-feira (8) uma passagem por duas escolas de Bananal com o objetivo de oferecer oficinas de confecção de caixas cênicas, bonecos e narração de histórias para alunos e professores. Até quarta-feira (10), o grupo estará em Bananal para apresentações nas escolas José Luiz Ferreira Guimarães e Zenóbia de Paula Ferreira, no dia 8, às 10h e 15h, respectivamente, seguido de uma oficina nos dias 9 e 10, das 9h às 12h, com alunos do Colégio José Luiz.

O espetáculo “Miragens na Caixa”, busca introduzir o público na beleza e a magia do teatro de miniaturas, também conhecido como lambe-lambe, uma especialidade do grupo joseense.

O espetáculo narra quatro histórias entrelaçadas com as manifestações culturais e figuras folclóricas típicas do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. “Através de imagens, os mini-espetáculos ‘Mãe Dágua’, ‘Histórias de Pescador’, ‘Procissão das Almas’ e ‘Viagem a Marte’ contam breves histórias dentro de uma caixa, onde os bonecos ganham vida diante dos olhos do espectador”, explica Ricardo Veríssimo, integrante do projeto.


O projeto “Miragens na Caixa” é uma colaboração entre os grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, com direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. No elenco, além de Veríssimo, estão Cibele Tomaz e Vivian Rau.

O Grupo Teatro do Imprevisto celebra 20 anos em 2024, consolidando-se como uma referência no teatro de animação. Com diversos projetos de montagem e circulação aprovados por leis de incentivo, como o Programa Ação Cultural, o ProAC, Paulo Gustavo e Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, suas apresentações encantam públicos em diversas cidades e regiões do Brasil e América do Sul.

Apresentações na Festa Literária de Lorena em junho

O grupo está confirmado como uma das atrações principais da 1ª Festa Literária Lorenense (FLLOR), que ocorrerá de 19 a 21 de abril (sexta a domingo), na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro de Lorena. Este evento presta homenagem ao renomado poeta e ensaísta Péricles Eugênio da Silva Ramos. Durante a FLLOR, o GTI apresentará duas vezesApresentações nas Escolas de Bananal

Antes das apresentações na 1ª FLLOR, os alunos da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira, no Jardim Novo Horizonte, terão a oportunidade de participar da oficina de teatro de miniaturas nos dias 18 e 19, das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.

São José dos Campos

Após essas atividades o GTI retorna a São José dos Campos para duas apresentações de “Miragens na Caixa” no Sesc (avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas), às 14h30 e 16h30, no dia 28 (domingo). Uma semana antes, em 21 de abril (domingo), o público poderá apreciar outro importante trabalho do grupo: “No Quintal do Mundaréu”, que aborda questões como violência doméstica e empoderamento feminino, com uma mistura de atores e bonecos.
Postagem Anterior Próxima Postagem