Produtores de todo o mundo terão acesso a fotos, informações detalhadas de Bananal, que permitem buscar por características como paisagens naturais, arquitetura histórica, identidade cultural, esportes e outros elementos no campo audiovisual
Por Ricardo Nogueira
Nesta quarta-feira, 14 de maio, Bananal foi oficialmente anunciado como uma das cidades parceiras da São Paulo State Film Commission, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, voltada à promoção de locações para o setor audiovisual. O lançamento ocorreu durante a missão paulista no tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França.
Único indicado do Vale do Paraíba para compor o catálogo oficial de locações, o município integra um seleto grupo de 10 cidades escolhidas nesta primeira fase do projeto – ao lado de Amparo, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos e São João da Boa Vista. A cidade, conhecida por seu casario colonial, rica história imperial e natureza exuberante da Serra da Bocaina, passa a figurar entre os destinos recomendados para produções nacionais e internacionais de cinema, TV e publicidade. Os especialistas encontraram 98 locações no município.
Representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do setor de Audiovisual visitaram a cidade no dia 25 de março para mapear possíveis locações e avaliar o potencial do município e Bananal foi escolhido entre os 10.
O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e apoio técnico especializado. A iniciativa mapeia não apenas as locações, mas também a infraestrutura disponível em cada município, incluindo rede hoteleira, serviços, acessibilidade e potencial logístico.
No catálogo online, os produtores têm acesso a fotos, informações detalhadas e filtros que permitem buscar por características como paisagens naturais, arquitetura histórica, identidade cultural, esportes radicais, entre outros elementos que tornam Bananal um cenário único.
A secretária da Cultura, Marilia Marton, destacou a importância da ação: “Com a São Paulo State Film Commission, queremos mostrar ao mundo as riquezas e a diversidade do nosso estado. São Paulo é um polo criativo e estratégico para a indústria audiovisual, e nossa missão é fortalecer ainda mais nossa presença no cenário global, atraindo produções de todos os tamanhos e origens, ao mesmo tempo em que impulsionamos a economia e a cultura local.”
Além da promoção externa, o plano prevê o incentivo à criação de comissões municipais, que atuarão diretamente no suporte às produções e na articulação com a comunidade local. Também estão incluídas ações de capacitação de gestores e implementação de protocolos padronizados para filmagens.
Com mais de 60% da produção audiovisual nacional concentrada no estado, São Paulo reforça seu papel como epicentro da indústria criativa no Brasil. Bananal, com sua singularidade histórica e natural, desponta agora como uma promissora locação cinematográfica no cenário internacional.
Bananal no centro das atenções
Com seu casario colonial preservado, ruas de pedra e fazendas históricas, Bananal já tem um histórico de servir como locação para novelas, filmes e séries, não por programas governamentais, mas sim por iniciativas de produtoras e emissoras de TV. O município oferece um cenário autêntico do Brasil Império, o que pode ser um diferencial para produções de época e outras narrativas que necessitem de um ambiente histórico e bem preservado. Além disso, as belezas naturais da Serra da Bocaina ampliam as opções para filmagens externas.
A inclusão no catálogo oficial do São Paulo Film Commission representa uma grande oportunidade para a cidade, impulsionando o turismo e a economia criativa local. A vinda de mais produções audiovisuais pode gerar empregos temporários, movimentar o comércio e atrair investimentos para infraestrutura e preservação do patrimônio histórico.
A São Paulo Film Commission, gerida pela SPcine, é responsável por centralizar e facilitar os processos de autorização de filmagens no estado. Desde 2016, a comissão já auxiliou mais de 5.000 produções, gerando um impacto econômico direto e indireto de aproximadamente US$ 2,75 bilhões na cidade de São Paulo e criando mais de 500.000 empregos. Agora, a iniciativa busca expandir esse impacto para outras regiões do estado, como o Vale Histórico.