Atividades literárias, culturais e artísticas gratuitas serão promovidas nas praças do Centro Histórico e no Casarão Lilás da Cultura
Por Ricardo Nogueira
Bananal se prepara para viver um momento histórico com a realização da 1ª FLIB – Festa Literária de Bananal, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, em diferentes espaços culturais da cidade. O evento, batizado de Circuito ENCANTE (Encontro de Causos da Nossa Terra), reúne atividades literárias, culturais e artísticas gratuitas, celebrando a força da tradição oral, da memória e da produção literária regional.
A homenageada desta primeira edição é a escritora Ruth Guimarães, referência na literatura brasileira, cujo legado será apresentado em exposições e rodas de conversa.
Durante os dias 30 e 31, o público também poderá acompanhar lançamentos de escritores da região e conhecer novas produções literárias.
Cultura, memória e identidade
Organizada de forma colaborativa por artistas e escritores da cidade, a 1ª FLIB nasce com o propósito de inserir Bananal no circuito nacional de eventos literários, incentivando a leitura, a preservação da memória local e a valorização da cultura popular.
Com uma programação diversa, que vai de exposições a teatro, passando por narrativas da tradição oral, a festa promete encantar moradores e visitantes, transformando Bananal em palco da poesia, da arte e da história.
Programação
📌 Dia 29 – Sexta-feira
18h – Abertura oficial da FLIB com a exposição O Legado de Ruth Guimarães, apresentada pelo escritor e jornalista Joaquim Botelho, com mediação do pesquisador Wagner Fernandes.
A mostra, que reúne obras e registros da autora, ficará em cartaz até 20 de setembro no Casarão Lilás da Cultura, espaço que abriga a Biblioteca Comunitária Bença Mãe.
📌 Dia 30 – Sábado
Exposição Ruth Guimarães aberta ao público, das 10h às 22h.
17h – Seminário Roteiro de Patrimônios de Bananal, realizado por alunos do curso de Gestão e Sustentabilidade do Patrimônio Cultural da Escola de Patrimônio – CultSP Pro. Os trabalhos contemplam diferentes eixos: igrejas, ruas do centro histórico, ofícios, saberes ancestrais e cemitérios do povo escravizado.
19h – Espetáculo teatral De Repente Poesia, com a Cia Mapinguary.
📌 Dia 31 – Domingo
10h30 – Apresentação da Cia Terezinha, com o espetáculo Histórias da Mata e Brincadeiras da Cultura Popular, na Praça do Coreto.
14h em diante – Contações de histórias com grupos de Bananal, dentro do Circuito de Narrativas da Tradição Oral, em parceria com o CultSP Pro.
14h – Grupo Contos & Causos, na porta da Igreja do Rosário, com as histórias Negrinho do Pastoreiro e Zacarias, o escravizado.
14h50 – Grupo Acasos, com Histórias do Saci e brincadeiras da Folia de Reis.
15h40 – Grupo Encantando Contos, no Casarão Lilás da Cultura, apresentando Festa no Céu.
16h30 – Grupo As Lavadeiras, com a narrativa As Lavadeiras de Bananal.