Fabiano Santos atende convite do deputado estadual Emídio de Souza, que intensificou as articulações pela cessão do imóvel no ano passado, e vem pessoalmente a Bananal formalizar a entrega da antiga Estação Ferroviária à Prefeitura
Por Ricardo Nogueira
Bananal viverá um momento histórico nesta sexta-feira, 5 de setembro, com a presença do presidente nacional dos Correios, Fabiano Santos, que virá pessoalmente à cidade para a entrega oficial do prédio da antiga Estação Ferroviária ao município.
A conquista é fruto de uma articulação do deputado estadual Emídio de Souza (PT) em reuniões com a direção da estatal, obtendo a concordância para a cessão definitiva do imóvel.
Em vídeo direcionado à comunidade bananalense, Emídio convidou a população para o ato:
“(...) Estive lá e pedi ao presidente dos Correios que fizesse essa doação ao município. O presidente concordou e, nesta sexta-feira, estará em Bananal para a entrega oficial. A Estação vai poder ser mais um atrativo turístico, um centro cultural, o que o município achar melhor. Fico muito contente com essa conquista e vamos celebrar.” (assista abaixo)
Emídio, que é o autor da Lei que transformou Bananal em Capital Estadual do Crochê de Barbante, foi convidado para uma entrevista na Gazeta TV para detalhar como foi a evolução de seu pedido e a tramitação do processo nos Correios. No vídeo, ele relatou que a mobilização começou numa visita ao município, quando correligionários locais de seu partido, encabeçados por Paulo Stocco, fizeram a reivindicação.
O edifício, inaugurado em 1889, é o único no Brasil construído inteiramente em estrutura metálica importada da Bélgica e é tombado como patrimônio histórico.
Oficialmente, a Rede Ferroviária Federal passou o imóvel para os Correios no final da década de 1970, mas o município ficou mais de uma década na posse do imóvel. Foi nesse período que ocorreu a principal reforma da Estação, quando apresentava sinais de deterioração. Graças à mobilização do município junto ao estado, foram obtidos recursos para a sua preservação. Ela foi inteiramente desmontada e suas placas reformadas. Depois de remontada, virou rodoviária e biblioteca municipal, além de abrigar o arquivo público municipal. Também chegou a ser agência dos Correios, por um curto período. Igualmente por ação do município, houve a instalação da locomotiva que complementa o cenário turístico no entorno da Estação.
Desde 2006, ela estava sob controle dos Correios, após ação judicial desfavorável ao município, que tentava manter sua posse, e permaneceu fechada na maior parte do tempo, sem investimentos para sua conservação e sofrendo deterioração mais uma vez.
A formalização da cessão ocorreu no último dia 11 de agosto, com a assinatura digital do processo eletrônico pela estatal.
A previsão inicial, divulgada na ocasião, era de que o Superintendente dos Correios viria para o ato formal da cessão, mas a proximidade de Emídio com Fabiano Santos, fez o presidente dos Correios aceitar o convite do deputado e vir pessoalmente para a solenidade, tendo em vista a relevância histórica do prédio.
A amizade entre os dois foi determinante para a solução institucional de um pleito de 19 anos dos bananalenses, com inúmeras tentativas de reaver a posse do imóvel para a municipalidade.
O próximo passo da gestão municipal será buscar recursos para restaurar a Estação, preservando a memória e fortalecendo a identidade local, além de fomentar o turismo e a economia da cidade.
O ato de entrega promete reunir autoridades, lideranças políticas e a comunidade em geral para celebrar a devolução de um dos marcos mais emblemáticos da história de Bananal e do transporte ferroviário paulista e brasileiro.