Resultados definitivos do Censo 2010 mostram perfil e distribuição da população.


População oficial de Bananal passa a ser de 10.223 pessoas. Densidade demográfica é de 16 habitantes por Km².

O IBGE acaba de lançar a Sinopse do Censo Demográfico 2010 contendo os primeiros resultados definitivos do XII Recenseamento Geral do Brasil. A publicação oferece uma série de informações, como dados populacionais por sexo e grupos de idade, média de moradores em domicílios particulares ocupados e número de domicílios recenseados, segundo a espécie (ocupados, vagos, fechados, uso ocasional, coletivos) e situação urbana e rural. A publicação impressa é acompanhada por um CD-ROM onde as informações estão em níveis geográficos mais detalhados: Unidades da Federação, municípios, distritos e Regiões Metropolitanas. Também contém 21 tabelas com alguns resultados preliminares do Conjunto Universo do Censo 2010 para as Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Na sinopse, os números de Bananal sofreram uma pequena alteração em relação aos dados preliminares divulgados em novembro. O total da população foi corrigido de 10.220 para 10.223 habitantes, modificando outros indicadores e percentuais comparativos.
O trabalho disponibiliza uma série de tabelas e gráficos que permitem análises mais apuradas sobre a população do município.

Pirâmide Etária






Segmentada em faixas de 5 em 5 anos, a tabela de distribuição da população por sexo e faixa etária mostra que o grupo de idade com maior número de pessoas é o de 10 a 14 anos. Ele representa 8,9% da população total. Em seguida, com 8,3%, vem a faixa entre 15 e 19 anos. Depois seguem-se as faixas de 30 a 34 anos (7,9%) e de 25 a 29 anos (7,7%).
A faixa de 10 a 14 anos também é a que possui mais pessoas do sexo feminino (4,6%) e masculino (4,3%). O grupo de 15 a 19 anos iguala este último percentual quanto ao sexo masculino.
       Dos 21 segmentos etários da pirâmide, as faixas ficam acima de 7% nos 8 primeiros, que englobam grupos de 0 a 39 anos. Somados, eles representam 61,5% da população local. As faixas entre 40 e 59 anos aglutinam 24,1% dos moradores. O grupo de idosos, com 60 anos ou mais, concentra 14,4% dos habitantes.

População





A distribuição geográfica da população mostra a grande concentração urbana do município. Nada menos do que 79,8% (8.157 pessoas) residem na área urbana. Deste número, 77,66% moram na sede urbana, ou seja, na cidade propriamente dita.
Pela área rural estão distribuídos 20,2% (2.066) moradores.


No universo de 10.223 habitantes, a população feminina é ligeiramente superior à masculina em Bananal. São 5.172 mulheres (50,6%) e 5.051 homens (49,4%).
Na área urbana há uma concentração maior de mulheres. O percentual feminino é de 51,7% e o masculino 48,3%. Em contrapartida, a área rural possui 53,7% dos homens e 46,3% das mulheres.




 
Isso significa que a população masculina está 78% na área urbana e 22% na área rural, ao passo que a distribuição feminina é de 81,5% na urbana e apenas 18,5% na rural.
          Quando à densidade demográfica, medida pela equação entre número de habitantes e a área do município (616 Km²), Bananal chegou ao índice de 16,59 habitantes por Km².
No transcorrer da semana o blog divulgará as informações coletadas sobre a ocupação dos domicílios.
________________________________________________________________________ 
Os censos demográficos produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios, acompanhar sua evolução ao longo do tempo e planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos. São imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos - cujas realidades socioeconômicas dependem dos resultados censitários para serem conhecidas". Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE






Postagem Anterior Próxima Postagem