Exposição no Solar Aguiar Vallim tem obras de pintor português.



Reinaldo Affonso, dos Amigos do Solar Aguiar Valim, e Pedro Paulo Faria, dono do acervo.
   
  A exposição de quadros que inaugurou o "Espaço Cultural" em uma das salas térreas do Solar Aguiar Valim, no dia 09 de julho, conta com obras do português Cezar Augusto Castelão.
   Vários quadros são identificados como óleo sobre tela do pintor, natural de Coimbra.
  O acervo, do Sr. Pedro Paulo Faria, retrata fachadas de fazendas tradicionais, personalidades da história de Bananal e do Brasil, além da reprodução de cenas cotidianas do áureo período cafeeiro. 
  Também estão expostas telas das pintoras Zélia Tavares, radicada em Resende-RJ, e Wanda Marie Ange, dentre outros.
  O evento, com período de duração indeterminado, é uma promoção conjunta da Secretaria Municipal de Turismo, da ABATUR (Associação Bananalense de Turismo) e da comissão Amigos do Solar Aguiar Vallim.
   Os visitantes poderão contemplar quadros de expoentes da história local e nacional como D. Pedro I, D. Pedro II, Dona Domiciana Maria de Almeida Vallim e o próprio Comendador Manoel de Aguiar Vallim, que dá nome ao Solar.
  Pessoas de elo afetivo com o dono do acervo também estão retratadas: a Sra. Benedita Pereira de Oliveira Faria (mãe) e a Sra. Helena Sciotta Lima (professora).
  Cenas pitorescas do passado de Bananal estão registradas em telas que reproduzem o trabalho de escravos no terreiro de café da Fazenda Boa Vista, o transporte do café em carro de boi e a inauguração da Estação Ferroviária. Esta última de Rafael Ribeiro, jovem artista brasileiro.
  Uma espada utilizada na Guerra do Paraguai completa a exposição.
   Em conversa com este blogueiro, o Sr. Pedro Paulo Faria não escondeu seu contentamento em finalmente expor o acervo após seis anos de tentativas. "Estou muito feliz em poder realizar esse evento. Meu único intuito é contribuir com a cultura em Bananal compartilhando essas obras com nossos conterrâneos".

Sr. Pedro Paulo em frente ao quadro de sua genitora, Sra. Benedita Pereira de Oliveira Faria


Postagem Anterior Próxima Postagem