Plano Diretor: o desconhecido projeto que organizará a vida no município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ NO DIA 04 DE OUTUBRO

     Está em curso na Câmara Municipal um Projeto de Lei que é, seguramente, o mais importante dos últimos anos na definição do futuro do município: o Plano Diretor Participativo de Bananal.
Apesar dos esforços empreendidos por autoridades e pessoal técnico que trabalhou na elaboração do projeto, o Plano Diretor não atingiu um de seus principais objetivos: a mobilização popular.
Com isso, a população em geral não chegou ao nível de conscientização do quanto o Plano Diretor será importante no seu dia-a-dia, uma vez que ele engloba todos os temas relevantes do cotidiano do município, regulamentando e estabelecendo metas e diretrizes que organizam desde a ocupação do solo até as políticas públicas sociais e de saúde.
Este blog se penitencia por também não ter dado o espaço que o Plano Diretor merece. Mas, antes tarde do que nunca.
Primeiramente importa ressaltar que o Plano Diretor de Bananal começou com o pé direito. Entre 2007 e 2008, quando esse serviço era oferecido às prefeituras por preços exorbitantes, o governo municipal da época foi brindado com uma iniciativa da Petrobrás que ofereceu, sem onerar os cofres municipais, um trabalho sério e confiável proporcionado pela Fundunesp (Fundação UNESP) com profissionais de grande experiência e capacidade na elaboração de estudos preliminares e na implantação do Plano Diretor. No segundo semestre de 2008 foi assinado o contrato, com a Petrobrás pagando à Fundunesp pelo serviço. As ações práticas foram iniciadas em 2009, com uma coordenadora no município (a vereadora Lúcia Nader) para servir de elo entre os órgãos municipais e a Fundunesp. Os estudos e levantamentos efetuados resultaram no Projeto de Lei que está prestes a ser votado na Câmara.
No dia 04 de outubro, a população terá a oportunidade de conhecer o Plano Diretor de forma mais aprofundada. Professores e técnicos da Fundunesp farão uma explanação na Câmara, às 18 horas, havendo a oportunidade dos cidadãos discutirem e apresentarem sugestões ao projeto.
O blog reproduz abaixo todo o conteúdo do Projeto de Lei  em discussão (com 527 artigos) e sugere aos leitores que leiam, ao menos, as primeiras quatro páginas para terem uma noção da abrangência do Plano Diretor.
       Voltaremos ao tema brevemente. 


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.