Vale do Paraiba será Região Metropolitana.

Metrópole valeparaibana será a 10ª mais populosa do país.

Após décadas de tentativas infrutíferas, o Vale do Paraíba finalmente será transformado em Região Metropolitana.
  Os 39 municípios da região, incluindo os do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira, integrarão a quarta região metropolitana do estado de São Paulo (já existem as RMs de São Paulo, Campinas e Baixada Santista).
  O advento foi bastante comemorado pelas lideranças politicas da região.
  A expectativa é de que o Projeto de Lei instituindo a região tramite em regime de urgência na Assembléia Legislativa, sendo apresentado já em outubro e votado em novembro. Se aprovado, irá para sanção de Geraldo Alckmin. O governo do estado pretende instalar a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte até fevereiro de 2012.
  Mas antes do projeto ser apresentado na Assembléia, os deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba pretendem realizar cinco audiências públicas para divulgar a proposta junto à população e colher sugestões.
  O primeiro passo na divulgação ocorreu sexta-feira, 23 de setembro, em evento realizado no auditório da Faap em São José dos Campos.
  A abertura contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Depois houve a apresentação do estudo da RM por técnicos da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).
  O blog conseguiu obter o material apresentado e o disponibiliza (ao final desta matéria) para o conhecimento mais aprofundado dos leitores interessados. 
  Nele estão contidos os aspectos técnicos, juridicos e institucionais da RM Vale. Também estão detalhadas as características econômicas e sociais da região, com números específicos da população, fontes de riqueza, perfil dos municípios, características dos sistemas urbano e ambiental, além de dados comparativos com outras regiões metropolitanas do Brasil.
  Um ponto relevante é a divisão da metrópole valeparaibana em cinco sub-regiões administrativas: São José, Taubaté, Litoral Norte, Guaratinguetá e Cruzeiro (na qual Bananal estará inserida).
  A primeira vantagem a ser notada pela população será a eliminação da tarifa DDD entre os 39 municípios da RM Vale. Ou seja, uma ligação de Bananal para São José dos Campos, por exemplo, será considerada ligação local.
  Mas a medida vai muito além disso e o blog irá pormenorizar essa importante conquista no transcorrer dos próximos dias.

       

Postagem Anterior Próxima Postagem