Governo estadual repercute apresentação do projeto da RM Vale.

  Através da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o governo do Estado repercutiu a reunião que apresentou o projeto de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
   O material jornalístico, produzido pela assessoria de imprensa do órgão, traz depoimentos do secretário da pasta, de prefeitos, deputados e técnicos que exaltaram a medida e discorreram sobre os benefícios que o projeto trará aos 39 municípios da região.
  Além da isenção na tarifa de DDD, a matéria apresenta outra mudança relativa ao setor do transporte intermunicipal: a substituição da ingerência do DER pela da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).

Secretário Edson Aparecido e Emplasa apresentam projeto da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte

 

Aproximadamente 200 pessoas, entre políticos, representantes partidários e da sociedade civil, prestigiaram a palestra que apresentou as novidades da região.


  Na presença de quase 200 pessoas, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, técnicos e o vice-presidente da Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, Luiz José Pedretti, estiveram presentes na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, em São José dos Campos, onde apresentaram aos prefeitos e vereadores da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte; deputados estaduais e federais; e representantes partidários e da sociedade civil, o projeto que institucionalizará, ainda este ano, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
  O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, anfitrião do evento, ressaltou a importância do encontro para todos os cidadãos da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Respeitando todas as diferenças culturais e econômicas de cada cidade, além de valorizar o Vale Histórico, este é, sem dúvida, um modelo de região metropolitana que atenderá a todos os 39 municípios integrantes. Antes, pensávamos regionalmente de forma isolada; agora, com a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vamos pensar regionalmente, de forma única, o que trará muitos avanços na condução das questões comuns a todas as cidades”, explicou.
  Para o deputado estadual padre Afonso Lobato, a rapidez implementada na elaboração do projeto para a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi impressionante. “Quando o governador Geraldo Alckmin criou a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, fiquei mais aliviado e esperançoso, pois teríamos um canal para o diálogo. O Vale é uma região extremamente importante para todos”, salientou. Ainda com a palavra, o deputado fez questão de agradecer o trabalho realizado por Edson Aparecido à frente da Secretaria.

Uma região promissora

  Amparado por estudos e levantamentos técnicos, o secretário Edson Aparecido disse aos presentes que os cidadãos dos 39 municípios terão mais qualidade de vida com a implantação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Hoje é um dia histórico para toda a região. O empenho de todos os prefeitos das 39 cidades, dos técnicos da Emplasa e da secretaria de Desenvolvimento Metropolitano nos permitiu mostrar a vocês, nesta manhã, o projeto da região do Vale”.
  O secretário frisou que a regulamentação da nova Região Metropolitana, a quarta do estado (as outras são as de São Paulo, Campinas e Baixada Santista), deverá ser sancionada em 2011 pelo governador Geraldo Alckmin. “Nossa expectativa é que o governo aprove e sancione nos próximos meses. Depois disso, teremos 90 dias para criarmos o Conselho de Desenvolvimento da nova região”.

  Edson Aparecido frisou o grau de importância que a nova Região terá no cenário do País. “Sem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Macrometrópole ficaria ‘manca’, pois essa região está no centro de comando de uma rede de importantes cidades no âmbito nacional. Sua grande característica é a fantástica diversidade. Temos um novo pólo de desenvolvimento, que não é só desta região, mas de todo o Brasil”, explicou.
  O secretário afirmou, ainda, que, a partir da criação da região metropolitana do Vale, os 39 municípios poderão criar mecanismos para planejar o futuro. “A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte já nasce grande. É a 10ª do país; maior que a de Curitiba, do Recife e de Goiânia. Ela é fruto de uma luta, de um debate feito por todos os líderes da região. Debate este, que ganhou consistência técnica”.
  Quanto aos benefícios para a população, Edson Aparecido citou a questão da tarifa do DDD e o transporte público. “Enviamos um ofício à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) solicitando igualdade para todas as cidades que fazem parte da região. A ideia é que os usuários das regiões metropolitanas deixem de pagar tarifa de DDD na comunicação entre as cidades integrantes. Outro ponto é a questão do transporte. A Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte passa a ter agora um planejamento integrado com todo o transporte intermunicipal, que sairá das mãos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e passará para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) o que pode favorecer muito a população.
   E para que a comunidade dos 39 municípios tenha uma melhor qualidade de vida, a RM do Vale e Litoral Norte será dividida em cinco sub-regiões (São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro e Litoral Norte). Segundo o secretário, elas serão importantes para a solução de questões inerentes às metrópoles, mas também por conta de problemas locais. “Esse modelo de gestão é um instrumento de governança moderníssimo, presente nas grandes aglomerações urbanas do mundo”, concluiu Edson Aparecido. 
 
Postagem Anterior Próxima Postagem