Bananal integra Rota Frei Galvão.


A Secretaria Estadual de Turismo pretende colocar em prática, a partir de maio, o projeto Rota Franciscana Frei Galvão, com 560 quilômetros de extensão englobando 30 municípios de São Paulo. Os municípios do Vale que integram a rota são Bananal, Lavrinhas, São Luiz do Paraitinga e São José dos Campos.

Até o próximo ano a Secretaria pretende implantar 8 projetos de rotas para caminhantes no intuito de promover o turismo em regiões do Estado. Como parâmetro a Secretaria utiliza o exitoso projeto implantado na rota “Passos dos Jesuítas – Anchieta” em São Vicente englobando 13 municípios do litoral paulista (baixada santista e litoral norte).
     
Por estar incluído na rota Frei Galvão, Bananal receberá um pórtico eletrônico que irá registrar o trecho percorrido pelos caminhantes. Seja qual for o ponto de partida, o destino final será Guaratinguetá.

A primeira fase do projeto foi iniciada em janeiro e terminará em março. Ela está definindo o mapeamento de campo, o planejamento e a contratação de fornecedores.

A segunda e última fase acontece em abril, com a implantação do mapa das rotas, o credenciamento dos operadores de turismo e a finalização dos trâmites legais do projeto.

A Secretaria ainda pretende realizar uma reunião com proprietários de restaurantes e hotéis com uma explanação de técnicos da pasta para detalhar o projeto.

A divulgação será realizada através do site “Caminha São Paulo”, vinculado à Secretaria de Turismo. Nele o caminhante poderá fazer sua inscrição preenchendo uma ficha e elaborar sua própria carteirinha que será apresentada nos pórticos eletrônicos das cidades. Ali serão impressos comprovantes de sua passagem. Ao final ele também poderá imprimir um certificado como lembrança de sua romaria até Guaratinguetá.
O site “Caminha São Paulo” ainda presta informações complementares da rota, indicando opções de hospedagem, gastronomia e atrativos turísticos da cidade. Os prestadores de serviços turísticos também podem se cadastrar gratuitamente no site para se tornarem parceiros do projeto, habilitando-se a receber os caminhantes. Eles podem conceder descontos que variam entre 10% e 30% dependendo da temporada.

  As reservas e negociações de pacotes e valores são de total responsabilidade do caminhante e a Secretaria de Turismo não comercializa serviços ou produtos, somente credencia os empreendimentos e disponibiliza as informações de contato das empresas, que oferecem diretamente seus produtos e serviços.
Postagem Anterior Próxima Postagem