Reportagem mostrou Bananal para os paulistanos.

  Uma ótima reportagem de mais de 6 minutos sobre Bananal foi levada ao ar pela TV Globo São Paulo na manhã do dia 05 de maio.

  O programa dominical Antena Paulista, ancorado pelo jornalista Carlos Tramontina, é lider de audiência no horário, atingindo picos que alcançam entre 285 e 310 mil residências na Grande São Paulo. Trata-se de uma revista eletrônica com linguagem descontraída que realça o cotidiano da capital e os atrativos do interior.

  A reportagem sobre Bananal é iniciada sob o enfoque histórico do período áureo do café. Após rápida referência às moedas próprias, cunhadas pelos Barões do Café, é mostrado o casario colonial do centro histórico, espelhando a riqueza da época na imponência do Solar Aguiar Valim, da Igreja Matriz, as pinturas de Villaronga e o chafariz da Praça Pedro Ramos. Na abordagem, a matéria traz relatos do guia de turismo Reinaldo Afonso.

  Na passagem para a atualidade mostra o segmento econômico artersanal do crochê, com depoimento da empresária Divina Nogueira.

  Em seguida a matéria entra em sua pauta principal, mostrando fazendas que ainda guardam relíquias da época da escravatura.

  Na fazenda dos Coqueiros foram mostrados pela monitora Maria Eliza Costa, além da senzala doméstica, os objetos de castigo dos escravos.

  Também foram destacadas as delicias da culinária advindas da influência africana, como broas de milho, bolinho de chuva, pão e bolo caseiro.

  Na fazenda Loanda a repórter foi ciceroneada pelo proprietário Pedro Teixeira. Mostrou a história do local, seus aposentos, objetos de época e o material em taipa utilizado em sua construção de estilo neoclássico.

  A matéria foi encerrada demonstrando o principal trajeto de São Paulo até a cidade, utilizando a Via Dutra até Barra Mansa e pegando a RJ-157 e seu prolongamento, a SP-64.

  Foi mais um belíssimo trabalho jornalístico que certamente aguçou no telespectador a vontade de conferir in loco a beleza e a riqueza histórico-cultural de Bananal.

Clique na imagem abaixo para assistir a reportagem no site do programa Antena Paulista.



Postagem Anterior Próxima Postagem